Inscrições para o curso Profuncionário pelo IFMT se encerram sábado (5/07)


O curso técnico subsequente ao ensino médio é uma oportunidade de profissionalização nas cinco áreas de formação para funcionários de escola pública

Publicado: 03/07/2025 16:30 | Última modificação: 03/07/2025 16:30

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep-MT

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) está com inscrições abertas para vagas até sábado (5/07) para o curso Profuncionário. O objetivo é a profissionalização específica de funcionários das redes estadual e municipais de educação pública de Mato Grosso. O edital lançado no dia 9 de junho contempla cinco áreas de formação técnica: Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Secretaria Escolar, Multimeios Didáticos e o novo curso Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI) — com 500 vagas para cada especialidade.

Foram ofertadas inicialmente 2.500 vagas e, apesar do potencial demanda, ainda existem vagas nos 17 campi do IFMT onde ocorrerão os cursos. Para o secretário de Funcionários do Sintep-MT, Klebis Marciano, “a formação qualifica a atuação na área específica ao mesmo tempo que abre a oportunidade de valorização salarial. Por mais que muitos municípios não estejam realizando o processo de enquadramento imediato, a luta sindical precisa ser feita com os profissionais habilitados. Seria muita expectativa esperar que os gestores assegurem o direito sem que façamos a luta para conquistá-lo”, ressalta.

Klebis orienta que os interessados leiam com atenção o edital publicado pelo IFMT e acompanhem o cronograma. “É fundamental verificar os critérios da área escolhida e estar atento às exigências relacionadas à atuação profissional, cotas e documentação. Muitos perdem a vaga por pequenos descuidos, como esquecer de anexar documentos — além de perderem a taxa de inscrição, que é de R$ 50”, relata.

Valorização

O Profuncionário é um programa nacional de qualificação que teve sua origem em Mato Grosso, nos idos dos anos 90, como Arara Azul. Conforme Klebis Marciano, foi por meio da profissionalização que os funcionários de escola conquistaram salários dignos e valorização enquanto educadores. “A formação profissional deu visibilidade e reconhecimento do papel dos funcionários. Agora, para além das quatro áreas, ainda conquistamos a oferta do curso também para TDI’s (Técnicos em Desenvolvimento Infantil)”, conclui.

Acesse o link e saiba mais sobre o seletivo e todo o programa