IFMT anuncia hoje lista preliminar dos aprovados aos cursos do Profuncionário

Após seis anos, funcionários de escola que se inscreveram no seletivo terão oportunidade de qualificação.

Publicado: 17/02/2023 15:28 | Última modificação: 17/02/2023 15:28

Reprodução

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) alerta os profissionais da educação que concorrem aos cursos do Profuncionário, ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) que será divulgada nesta sexta-feira (17/02), após às 18h, a lista preliminar de aprovados/classificados às vagas. Os candidatos terão até amanhã (sábado,18) para apresentar recursos, questionando esses resultados.

Segundo calendário estabelecido pelo IFMT, na próxima sexta-feira (24/02) será divulgado o resultado definitivo de aprovados, com as classificações. As matrículas estarão abertas a partir do dia 27 de fevereiro, e é fundamental a atenção aos documentos necessários. Após o período de matrículas duas novas chamadas estão previstas; dias 8 e 14 de março, respectivamente. No dia 20 de março estarão disponíveis as vagas excedentes, se houverem, para matrícula geral.

O secretário de Funcionários do Sintep-MT, Klebis Marciano, comemora. “É mais uma conquista da luta do Sintep-MT pela valorização dos profissionais da escola pública", destaca.

Segundo o dirigente, nos últimos seis anos os governos federal e estadual têm afetado de forma sistemática e contínua as conquistas dos profissionais da educação. “A retomada da formação específica para os funcionários de escola é uma forma de fazermos a resistência contra o desmonte sobre direitos, entre eles, a qualificação dos funcionários que atuam nas unidades escolares da rede pública”, destacou.

Histórico

Em 2017 foi concluída a última turma de formação no Profuncionário, em Mato Grosso. No mesmo ano, novo Concurso Público na rede estadual foi iniciado. Os novos servidores que assumiram as vagas nas escolas do estado estavam descobertos da formação, assim como uma demanda ainda maior das redes municipais. A lacuna na qualificação foi coberta por formações realizadas em outros estados, nas cinco áreas de habilitação do Profuncionário; secretaria escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos, meio ambiente e infraestrutura escolar.

Uma batalha incisiva do Sintep-MT, pela formação profissional, foi disparada em 2019, no governo Mauro Mendes. Na época, a demanda exigia formação devido às novas convocações dos Concursados pelo estado e, devido ao contingente nas redes municipais. Um levantamento preliminar do IFMT apontou para cerca de 10 mil funcionários interessados em fazer o curso, nas duas redes (estadual e municipais), após quatro anos sem atendimento à formação continuada. Os encaminhamentos foram dados por iniciativa de emenda de parlamentares federais, possibilitando a retomada do Profuncionário, com oferta pelo IFMT.

“É uma vitória para os trabalhadores da educação. Mas que exigirá novos enfrentamentos, para sua continuidade, visto que o governador reeleito, Mauro Mendes, tem feito uma devassa na carreira dos profissionais da educação, com ataques ainda maiores aos funcionários de escola”, concluiu