Heleno Araújo faz balanço das atividades da Semana Nacional da Educação Pública da CNTE


Entre os dias 26 abril e 1 de maio, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) organizou a 22ª Semana Nacional da Educação Pública. Diariamente, foram realizadas atividades de modo virtual, devido às condições de isolamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Publicado: 27/05/2021 09:15 | Última modificação: 27/05/2021 09:15

Escrito por: Redação/CNTE

CNTE

Heleno Araújo, presidente da CNTE, avaliou os debates como construtivos e esclarecedores. “Infelizmente, este é o segundo ano que realizamos nossas atividades de forma virtual, mas conseguimos dar visibilidade nas redes sociais de todas as nossas entidades filiadas e outras entidades do movimento sindical e social. Colocamos em debate a situação da escola pública e buscamos mais apoio”.

O presidente explica que, além dos temas recorrentes como a gestão democrática e o financiamento da educação pública, colocaram em discussão temas atuais que influenciam a categoria. “Este ano acrescentamos assuntos como a Reforma Administrativa, que visa acabar com o serviço público, e a educação domiciliar, que virou a principal pauta do governo Bolsonaro. Neste momento tão delicado, precisamos nos engajar cada vez mais nestas pautas. A escola pública é um espaço institucional da formação cidadã e socialização do povo brasileiro, por isso, não podemos deixar de lutar e promover diálogos com especialistas e sociedade para que esses projetos não sejam aprovados.

26/04: as entidades filiadas à Confederação realizaram atos simbólicos pelo Brasil em defesa e na promoção da educação básica pública. A CNTE também organizou uma live que teve como tema “Militarização Escolar e Reforma Administrativa”, que contou com a participação de Miriam Fábia Alves, Doutora Educação pela UFMG, Professora da UFG, e Max Leno de Almeida, Economista, assessor do DIESSE na subseção da CONDSEF/FENADSEF.

27/04: o segundo dia da programação discutiu a gestão financeira do Ensino Público. A CNTE promoveu tuitaço em defesa e promoção da educação pública, que teve ampla participação de movimentos sociais, entidades da educação e parlamentares da oposição. A hashtag #EssencialÉaVida chegou a alcançar a quinta posição nos assuntos mais falados do momento no Twitter. Nos estados, os sindicatos filiados realizaram debates com os secretários e secretárias Educação sobre a importância da educação básica pública e as dificuldades atuais.

A Confederação também preparou uma live e contou com a participação de Macaé Evaristo, vereadora em Belo Horizonte, ex-secretária municipal e estadual de educação de Minas Gerais e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC), extinta no governo Bolsonaro.

28/04: Como atividade do dia, a CNTE convidou a comunidade escolar, alunos, pais, mães, responsáveis pelos estudantes e conselheiros da Educação, a falarem o que pensam sobre: “A escola que temos e a Escola que queremos”. Para este debate, a CNTE também realizou uma live, mediada pelo Secretário de comunicação e imprensa da CNTE, Luiz Vieira, que contou com a participação de Marcelo Acácio, diretor de políticas institucionais da UBES; Emerson Araújo, professor e Coordenador Estadual da UNCME-Maranhão, e Aline Kerber, socióloga e presidente da Associação Mães e Pais pela Democracia.

29/04: para falar sobre “Reforma Administrativa e Homeschoolling”, a CNTE promoveu uma live com a participação do Deputado Federal Bacelar (PODEMOS-BA) e o Deputado Federal Rogério Correia (PT-MG). O evento foi mediado por Rosilene Corrêa, secretária de finanças da CNTE, e Gabriel Magno, secretário de assuntos jurídicos e legislativos da CNTE.

30/04: na sexta-feira, a Semana Nacional da Educação Pública foi finalizada com uma atividade em homenagem ao Patrono da Educação Brasileira Paulo Freire, com o tema a “Valorização Profissional e Promoção da Escola Pública. Na live, realizada pela CNTE, foram apresentados depoimentos de artistas e personalidades públicas que estudaram em uma Escola Pública. A transmissão contou com a participação especial do cantor Zeca Baleiro.

Todos os debates estão disponíveis, na íntegra, no nosso Canal do Youtube. Acesse a playlist abaixo!