Greve da educação municipal de Jaciara é suspensa por decisão liminar

Argumentos do executivo são contestados pelo Sintep/Jaciara

Publicado: 12/05/2023 12:39 | Última modificação: 12/05/2023 12:39

Sintep/Jaciara
Trabalhadores participando da assembleia permanente, durante o movimento grevista

A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, em Jaciara (144 km de Cuiabá), acata pedido de liminar e suspende a greve dos profissionais na rede municipal de educação. Em assembleia realizada dia 11/05, após decisão judicial, a categoria deliberou por manter o estado de greve e articular juridicamente contra as arbitrariedades cometidas pela gestora municipal no pedido de liminar.

Os profissionais da educação entraram em greve no dia 9 de maio, após várias tentativas de negociação com a Prefeitura, para a recomposição salarial de parte da categoria, que hoje recebe o piso menor que o salário mínimo nacional (R$ 1. 320,00). Os funcionários não profissionalizados do cargo de apoio administrativo estão com piso salarial de R$ 1.182,94.

O vice-presidente da subsede do Sintep/Jaciara, Sidney Francisco Gomes, destaca que o desafio da categoria é permanente, diante das arbitrariedades cometidas pela atual administração. A prefeita tem recorrido ao descaso e desrespeito à dignidade dos educadores do município. Conforme relata, após tentar sabotar a paralisação, com a contratação de diaristas de forma irregular à lei de greve (artigo 7.º da lei 7783/89), a prefeitura encaminhou para a Justiça um pedido de ilegalidade, repleto de inverdades.

Segundo a diretora regional do Sintep-MT, Doralice Vieira de Castro Bulegon, a prefeitura elencou uma série de falácias nos argumentos feitos à Justiça. Primeiro, argumentando que não tinha dirigente responsável na mobilização, depois que o prazo do comunicado de greve estaria irregular e sem documentos necessários. “Uma total ignorância da prefeitura argumenta que a falta da Ata da Assembleia deveria constar na documentação. Esse documento é do Sindicato e não de acesso da prefeitura”, argumenta.

Para finalizar, a prefeitura relatou que as escolas foram fechadas impedindo o trabalho dos profissionais. “As unidades foram fechadas por decisão coletiva dos Profissionais lotados em cada unidade escolar e, só foram reabertas porque a Secretária de Educação cobrou as chaves para colocar pessoal contratado irregularmente, durante o período de greve”, destaca.

Os dirigentes do Sintep/Jaciara destacam que a adesão ao movimento contou inclusive com o apoio dos pais e responsáveis, que não levaram as crianças para as unidades. “Agradecemos esse apoio, apesar de sabermos da necessidade. Os pais compreenderam que a luta dos profissionais é para qualificar o atendimento dado aos estudantes, o que exige trabalhadores valorizados”, conclui.

Confira o documento da prefeitura