Governo de MT expõe professores e alunos a uma maratona por resultados no Saeb
O Sintep-MT acredita que a avaliação põe à prova os investimentos educacionais da atual gestão estadual
Publicado: 18/09/2025 18:29 | Última modificação: 18/09/2025 18:29
Escrito por: Roseli Riechelmann
Às vésperas da aplicação do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), prevista para outubro, professores da rede estadual de Mato Grosso enfrentam uma verdadeira maratona. Para o Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público), os resultados do exame pretendem demonstrar uma “multiplicação milagrosa da aprendizagem” em apenas sete meses do programa Movimento Saeb (março a setembro), contrastando com sete anos de gestão estadual.
A avaliação será aplicada a estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, além do 3º ano do Ensino Médio, e deve medir o impacto de políticas como o uso de apostilas, chromebooks, plataformas digitais e programas como o Alfabetiza MT. O sindicato também critica a exclusão das turmas do Programa de Reforço da Aprendizagem (PRA) da avaliação e a política de transferências compulsórias, que mascaram os dados de evasão escolar.
O resultado da prova Saeb será o termômetro para a sociedade avaliar os investimentos do governo Mauro Mendes na educação. Desde março, a Secretaria de Estado de Educação promove uma força-tarefa – Movimento Saeb - com formações, lives motivacionais, visitas a municípios e a implementação do programa “Mira na Meta”, que prevê aulas até aos sábados.
Para o Sintep-MT, o movimento é mais uma tentativa do governo de “encurtar etapas” e transferir aos professores a responsabilidade pelos resultados. “É um treinamento mecânico, um intensivo de 90 dias que ignora as realidades de cada escola e aluno”, avalia um educador da regional de Alta Floresta.
Outro professor destaca o volume de materiais enviados. “Chega muito material, muito conteúdo que sobrecarregar a todos – professores e alunos”, ressaltou.
Segundo os dirigentes do Sintep-MT, a pressão por resultados inviabiliza a construção de uma aprendizagem significativa e afeta também os estudantes. “A estratégia inicial, com uso de jogos digitais para motivar, tornou-se repetitiva e cansativa. É mais do mesmo”, afirma Gilmar Soares, secretário de Articulação Sindical do Sintep-MT.
A entidade alerta que, o resultado da avaliação do Saeb é a parte com menos possibilidade de manipulação dos resultados para o Ideb. Diferente das manobras nos registros de aprovação e presença, realizada em Mato Grosso nos anos anteriores. O Saeb poderá expor com mais fidelidade o real nível de aprendizagem dos estudantes da rede estadual.




