Governo de MT expõe professores e alunos a uma maratona por resultados no Saeb


O Sintep-MT acredita que a avaliação põe à prova os investimentos educacionais da atual gestão estadual

Publicado: 18/09/2025 18:29 | Última modificação: 18/09/2025 18:29

Escrito por: Roseli Riechelmann

Imagem gerada por IA

Às vésperas da aplicação do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), prevista para outubro, professores da rede estadual de Mato Grosso enfrentam uma verdadeira maratona. Para o Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público), os resultados do exame pretendem demonstrar uma “multiplicação milagrosa da aprendizagem” em apenas sete meses do programa Movimento Saeb (março a setembro), contrastando com sete anos de gestão estadual.

A avaliação será aplicada a estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, além do 3º ano do Ensino Médio, e deve medir o impacto de políticas como o uso de apostilas, chromebooks, plataformas digitais e programas como o Alfabetiza MT. O sindicato também critica a exclusão das turmas do Programa de Reforço da Aprendizagem (PRA) da avaliação e a política de transferências compulsórias, que mascaram os dados de evasão escolar.

O resultado da prova Saeb será o termômetro para a sociedade avaliar os investimentos do governo Mauro Mendes na educação. Desde março, a Secretaria de Estado de Educação promove uma força-tarefa – Movimento Saeb - com formações, lives motivacionais, visitas a municípios e a implementação do programa “Mira na Meta”, que prevê aulas até aos sábados.

Para o Sintep-MT, o movimento é mais uma tentativa do governo de “encurtar etapas” e transferir aos professores a responsabilidade pelos resultados. “É um treinamento mecânico, um intensivo de 90 dias que ignora as realidades de cada escola e aluno”, avalia um educador da regional de Alta Floresta.

Outro professor destaca o volume de materiais enviados. “Chega muito material, muito conteúdo que sobrecarregar a todos – professores e alunos”, ressaltou.

Segundo os dirigentes do Sintep-MT, a pressão por resultados inviabiliza a construção de uma aprendizagem significativa e afeta também os estudantes. “A estratégia inicial, com uso de jogos digitais para motivar, tornou-se repetitiva e cansativa. É mais do mesmo”, afirma Gilmar Soares, secretário de Articulação Sindical do Sintep-MT.

A entidade alerta que, o resultado da avaliação do Saeb é a parte com menos possibilidade de manipulação dos resultados para o Ideb. Diferente das manobras nos registros de aprovação e presença, realizada em Mato Grosso nos anos anteriores. O Saeb poderá expor com mais fidelidade o real nível de aprendizagem dos estudantes da rede estadual.