Funcionários da educação participam de Encontro Regional do Sintep-MT neste sábado (23)


A atividade, realizada pela direção regional Sul I do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), terá o tema “Reflexões e Debates entre Funcionários da Educação"

Publicado: 21/04/2022 11:31 | Última modificação: 21/04/2022 11:31

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep-MT
Regional Sul I do Sintep-MT realiza neste 23/04 Encontro Regional de Funcionários

Cerca de 100 funcionários da educação pública, de nove municípios que compõem a regional Sul I do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), participam neste sábado (23/04), das 7h às 17 h, na Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, em Rondonópolis/MT, do Encontro Regional de Funcionários/as. A atividade terá como tema "Reflexões e Debates entre Funcionários da Educação, acerca da História e Carreira Profissional”.

“Estamos com muitos funcionários novos nas escolas estaduais, e outros tantos nas redes municipais, que desconhecem os direitos e a própria história da carreira. O encontro visa fazer o debate de forma articulada e coletiva para fortalecer a organização e a identidade desses educadores para buscarem a valorização profissional”, esclarece o diretor da regional Sul I do Sintep-MT, Bartolomeu Basili Belmonte.

Sintep-MT
Diretor da regional Sul I do Sintep-MT, Bartolomeu Basili 

Para o secretário adjunto de Funcionários do Sintep-MT, Klebis Marciano, o Enconro é fundamental para o entendimento do cenário político educacional atual e assim articular as defesas da pauta dos funcionários. “Iremos debater as ameaças aos funcionários de escola, como a terceirização, e destacar a importância do concurso público para a carreira na educação. Precisamos reafirmar as vitórias que o segmento obteve ao longo da história, para manter a unidade em torno de um projeto que garanta a educação de qualidade que deendemos” afirmou 

O encontro terá três mesas temáticas, sendo a primeira delas abordando a Análise de Conjuntura que fará Reflexões acerca da Conjuntura Política Educacional, seguida das Reflexões da História da Profissionalização dos/as Funcionários/as de Escola, e finaliza, com os debates sobre “Desafios e Possibilidades para a Formação diante do processo de Terceirização”.

Sintep-MT
Prgramação do Encontro de Funcionários

As palestras terão as participações do secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes; o professor doutor aposentado, um dos responsáveis pela criação do curso profissionalizante de funcionários, Profuncionário, João Monlevade; e, a secretária adjunta de Políticas Sociais do Sintep-MT, Maria Aparecida Cortez. A mediação das mesas será realiza pelos dirigentes do Sintep-MT da regional, que integra os municípios de Rondonópolis, Guiratinga, Pedra Preta, Alto do Garças, Tesouro, Alto Araguaia, Alto Taquari, Itiquira e São José do Povo)