Fórum Sindical não descarta greve caso governo não atenda pauta dos servidores


"Estamos intensificando a mobilização não apenas em Cuiabá e Várzea Grande, mas em todo o estado, rumo a greve geral”, orlando Francisco

Publicado: 25/06/2021 11:39 | Última modificação: 25/06/2021 11:39

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep-MT

Após mais uma agenda de mobilização lançada na carreata do dia 2 de junho, representantes das categorias que compõem o Fórum Sindical realizam nesta terça-feira (08/06), a partir das 10h, reunião com comissão de parlamentares da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O objetivo é tentar junto aos deputados uma intermediação com o governo para tratarem sobre pagamento da RGA, referente a 2018/2019 e 2020.

“O governador não cumpre o que está expresso na lei nº 10.476/2017, no que diz respeito à Revisão Geral Anual (RGA). Reafirmaremos que o Fórum permanece em estado de greve e estamos intensificando a mobilização não apenas em Cuiabá e Várzea Grande, mas em todo o estado, rumo a greve geral”, destaca o representante do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), no Fórum Sindical, Orlando Francisco.

O calote dos últimos três anos, na correção dos salários e nas leis de carreira, está colocando muitos dos trabalhadores do estado em situação de dificuldades. “O governo anuncia que está em primeiro lugar em arrecadação, e com nota A no Tesouro Nacional, esquece quem trabalha para que tudo isso seja possível”, argumentou o dirigente James James Rachid Jaudy, da Asager (Associação dos Servidores da Agência de Serviços Ager/MT).

“Estamos cobrando reunião com o governo para negociar o que está nos devendo desde 2018, e estamos sendo ignorados. Está nos tratando como se fossemos ninguém”, relata o coordenador do Fórum Sindical Edmundo Leite. Os dirigentes exigem o debate com o governo até mesmo para entendimento sobre as alegações apontadas em Ofício Circular divulgado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), sobre os motivos que justificam a decisão oficial de manter o calote nos servidores.

O Fórum Sindical estabeleceu uma agenda de atividades enquanto aguarda resposta do governo aos ofícios protocolados, pedindo audiência. A tentativa de diálogo do Fórum corre paralela as ações das categorias pelo comprimento de direitos negados. Entre eles, estão: cobrança por progressão de carreira suspensas há mais de dois anos; cumprimento de leis como a Dobra do Poder de Compras (Lei 510/2013), da Educação. E ainda, os servidores da Saúde, há mais de um ano na linha de frente do combate à pandemia, e sem pagamento de plantões efetivados.

Fonte: Assessoria/Sintep-MT