Formandos em licenciatura da UFMT e da Unemat protestam contra política de estágio da Seduc-MT
Novo modelo de estágio supervisionado praticado pela Secretária de Educação do Estado está prejudicando estudantes em conclusão dos cursos de licenciatura
Publicado: 03/04/2024 18:30 | Última modificação: 03/04/2024 18:30
Escrito por: Wagner Zanan/Assessoria Sintep-MT
Estudantes de cursos de licenciatura da UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso e da Unemat – Universidade Estadual de Mato Grosso realizam nesta quarta-feira, as 20h, no estacionamento da Unemat, em Sinop, um manifesto contra a nova política de estágio supervisionado adotada pela Secretaria de Estado de Educação.
Repetindo o que tem sido um modus operandi recorrente, a Seduc-MT sob a gestão do atual governador, tem realizado certames, processos e lançado editais aos quais saem atrasados em relação à necessidade do setor/público atendido, mal dimensionados, com prazos extremamente curtos para inscrição/adesão e sem a necessária publicidade para que todos os interessados fiquem sabendo e com tempo hábil para assegurarem participação.
E foi isso que aconteceu com o edital Meu Futuro Professor, lançado no dia 4 de março, mas que, sem a devida divulgação, obteve baixa adesão de professores e de unidades escolares. E mesmo de formandos que sem saber do novo sistema de estágio na rede estadual acabaram sem garantia de estágio e sem fechar a carga horária de estágio supervisionado, eles simplesmente ficam impedidos de se formar.
Os acadêmicos procuraram as Pró-Reitorias de Ensino e Graduação das duas universidades. E estas procuraram a DRE – Diretoria Regional de Educação, para sanar o problema. Porém sem êxito. Na DRE, os funcionários não conseguiram apresentar uma solução, tão pouco a Seduc-MT.
Diante disso, os estudantes dos cursos de licenciatura da UFMT e da Unemat de Sinop realizam às 20h desta quarta-feira, 3/04/2024 um ato de Protesto contra a postura da Seduc-MT e seu novo método de estágio supervisionado, no estacionamento da Unemat, Campus de Sinop.