Fila da fome em Cuiabá recebeu ossos de ‘qualidade’, diz governador de Mato Grosso


Declaração é de Mauro Mendes (União Brasil), que tem apoio de Bolsonaro para se reeleger. Postura chama atenção para o comportamento público de representantes do agronegócio em questões sociais.

Publicado: 01/08/2022 18:42 | Última modificação: 01/08/2022 18:42

Escrito por: Victor Ohana/Carta Capital

Reprodução
Governador Mauro Mendes compara ossos doados para matar a fome da população a iguarias gastronômicas

Em reportagem publicada nesta segunda-feira (01/08) pelo repórter Victor Ohana, do site Carta Capital, e reproduzida pelo Sintep-MT, fica evidenciada as perspectivas do governo de Mauro Mendes sobre políticas sociais e as desigualdades econômicas no estado. Confira! 

*Esta reportagem é um trabalho de conclusão do curso “O papel do agro em um mundo complexo”, ministrado pelo Insper entre 25 de maio e 10 de julho e voltado para 35 jornalistas dos principais veículos de comunicação do Brasil. O autor desta reportagem foi um dos profissionais selecionados. A tarefa final era produzir uma pauta que estivesse relacionada a algum tema abordado no curso. O assunto escolhido foi “Imagem e Comunicação.

Pré-candidato à reeleição ao governo de Mato Grosso, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), Mauro Mendes (União Brasil) acusou a imprensa de ter agido com “desvirtuação” ao noticiar a formação de filas para receber doações de ossos de um açougue em Cuiabá. Em uma conversa com jornalistas realizada em 7 de julho na capital, o governador afirmou que o açougue distribuiu ossos de “qualidade” aos moradores.

A declaração se deu após questionamento de CartaCapital sobre dados divulgados por veículos de imprensa que apontaram índices preocupantes de extrema pobreza e de alta nos preços dos alimentos no estado, o principal para o agronegócio no Brasil.

Na ocasião, CartaCapital citou publicações do portal G1 com os títulos Açougue tem fila para doação de ossos em Cuiabá para famílias carentes (17 de julho de 2021) e Antes do Natal, cresce a procura por doações de ossinhos e fila em açougue de MT dobra quarteirões (23 de dezembro de 2021). Esta última matéria trazia a informação de que a fila tinha 400 pessoas e se estendia por cinco quarteirões.

Em resposta, Mendes convidou os próprios jornalistas a conferirem os “ossinhos”.

 “Gente, com todo o respeito aos senhores da imprensa. Isso foi e é uma grande desvirtuação da verdade e da realidade. Eu vou explicar o porquê. Porque o mesmo ossinho que aquele açougue lá… Ele dá aquilo, faz a doação do chamado ossinho… A gente fala ossinho, pelo amor de Deus. Vou até convidar, se vocês quiserem, para a gente ir lá ver qual que é a qualidade desse ossinho.”

Na sequência, Mendes afirmou que os ossos distribuídos pelo açougue dão um “prato delicioso” e que são consumidos em restaurantes como “ossobuco”, corte de carne em rodelas que inclui ossos, tradicional na Itália. Leia a matéria na íntegra no site da CartaCapital