Federação dialoga com Ministério Público do Trabalho pela luta sindical
Além do Sintep-MT, vários outros dirigentes sindicais foram ouvidos pelo procurador-chefe da Casa, Dr. Danilo Nunes Vasconcelos
Publicado: 21/02/2025 18:15 | Última modificação: 21/02/2025 18:15
Escrito por: Lina Obaid

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), esteve presente em mais uma agenda, organizada junto da Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso (Fessp/MT), desta vez na Procuradoria da 23ª Região Ministério Público do Trabalho, em Cuiabá, para tratar de pautas unificadas das entidades sindicais, nesta quinta-feira, 20/01.
As lideranças sindicais procuraram o Ministério, por meio da Fessp/MT, com o objetivo de dialogar e expor os problemas que estão sendo afligindo os trabalhadores do serviço público em Mato Grosso, em específico das categorias do poder executivo, a fim de conseguir apoio do órgão, na luta sindical unificada.
As lideranças sindicais foram recebidas pelo Procurador-Chefe, Danilo Nunes Vasconcelos, que ouviu seus relatos sobre as pautas comuns. Entre os assuntos listados estavam a recomposição salarial anual (RGA), o assedio sofrido pelos servidores do poder executivo praticado por parte do Governo, englobando várias dimensões como o desrespeito à saúde física e mental do trabalhador em casos de afastamento, o confisco dos aposentados, os empréstimos consignados fraudulentos, além das práticas antissindical recorrentes no executivo.
O Procurador-chefe, do Ministério Público do Trabalho, firmou compromisso em busca de atender as categorias nos dois quesitos que competem ao órgão: Saúde e meio ambiente do Trabalho (no que diz respeito aos assédios morais, afastamento médico, consignados suspeitas de fraudes, etc) e a liberdade sindical (no que diz respeito à autonomia dos entes sindicais, regime de trabalho dos dirigentes, alinhado ao período de férias, filiações e outros).