Exigência do governo Mauro Mendes atinge o funcionamento dos sindicatos estaduais

A ficha de filiação já é uma procuração do servidor da entidade Sindical e o governo quer, de forma atravessada, definir prazo de validade, afirma dirigente do Sintep/MT

Publicado: 23/06/2021 16:15 | Última modificação: 23/06/2021 16:15

Sintep-MT

O governo Mauro Mendes promove mais um ataque contra os sindicatos e associações de defesas dos trabalhadores no serviço público do estado. Por medida impositiva, a Secretaria de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT) encaminhou às entidades sindicais, no último dia 20 de maio, um ofício nº 02/2021 determinando que dentro de um mês seja enviado autorização dos sindicalizados para a realização do desconto em folha. Caso contrário, serão suspensos os repasses automáticos.

A justificativa, segundo a Seplag-MT, seria a contestação de servidores sobre o desconto da contribuição sindical, automática, na folha de pagamento. Contudo, os dirigentes sindicais, chamam a atenção para a perversão no prazo de 30 dias, a partir da notificação, para que as entidades encaminhem o documento de todos os filiados, que autorizam o desconto em folha. E mais, a autorização deverá estar retroativa ao dia 1 de maio de 2021. Caso contrário, os recursos da contribuição não serão repassados aos sindicatos.

Para os membros do Fórum Sindical de Mato Grosso, a medida do governo é mais um ataque visceral às instituições, que dependem dos recursos para prosseguirem na luta contra os desmandos do governo. Com um quadro de profissionais reduzidos, inclusive devido à pandemia, pois muitos estão trabalhando de casa (home office), destacam a dificuldade de assegurar a resposta num prazo exíguo como o que foi dado pela Seplag-MT.

O representante do Sintep/MT no Fórum Sindical, Orlando Francisco, reafirma ser essa mais uma ação perversa do governo, contra os sindicatos. Na avaliação do dirigente, a gestão Mauro Mendes tem atuado de forma a desmontar a conquista de direitos dos servidores públicos estaduais, numa tentativa de enfraquecimento da luta. “O Sintep/MT tem 22 mil filiados, o que torna inviável conseguirmos essa resposta de todos os trabalhadores da educação nesse prazo”, destaca.

Segundo Orlando Francisco, que é secretário de Finanças do Sintep/MT, o desconto feito em folha de pagamento, tem a concordância dos filiados. “Sempre defendemos a contribuição voluntária, nunca impusemos aos nossos filiados qualquer saque em folha, que não com a autorização dos mesmos. A ficha de filiação já é uma procuração do servidor da entidade Sindical e o governo quer, de forma atravessada, definir prazo de validade”, concluiu Orlando Francisco.

Fonte: Assessoria/Sintep-MT