Etapas regionais do XIX Congresso do Sintep-MT debatem PNE e os rumos da educação pública
Reuniões regionais debatem tema central do Congresso estadual que trata do desmonte das políticas educacionais e da defesa uma educação humanizada e emancipadora
Publicado: 12/11/2025 17:33 | Última modificação: 12/11/2025 17:33
Escrito por: Roseli Riechelmann
Os debates nas etapas regionais para o XIX Congresso do Sintep-MT jogam luz sobre os rumos do processo mercantilista e privatista das políticas de educação pública. Com o tema “PNE: Ressignificar o acesso à educação como direito humano”, os encontros se debruçam sobre caminhos para conter prejuízos para o futuro dos estudantes, para a carreira, e em toda a educação pública.
As discussões movimentam as 15 regionais do Sindicato até 31 de novembro. Além de elegerem delegados para a etapa estadual, que ocorrerá em fevereiro de 2025. Reuniões recentes ocorreram nas regionais Sul II – Campo Verde; Leste II – Água Boa; Noroeste – Juína; Nortão II – Alta Floresta; e Nortão IV – Juara.
O processo de desvalorização dos profissionais, a ampliação de vínculos de trabalho precários, por meio da terceirização e privatização, o achatamento salarial, o descaso com o Piso da carreira, o desrespeito à cátedra e à jornada de trabalho, refletem o descaso com os profissionais e com as políticas de educação pública.
Além disso, com a chegada das tecnologias, observa-se a comercialização indiscriminada da plataformização do ensino, implementando um processo de mecanização da formação dos estudantes e da atuação dos profissionais.
Na interlocução com a categoria, ficam evidenciadas situações concretas cujos interesses impactam na educação pública defendida para a classe trabalhadora. Para a reversão desse cenário, a coordenadora do XIX Congresso Estadual do Sintep-MT, Guelda Andrade, destaca a defesa do Plano Nacional de Educação, alinhado aos planos estaduais e municipais.
“Precisamos garantir a gestão democrática e a organização curricular a partir da realidade dos estudantes e da comunidade escolar. Tudo isso passa pela defesa do financiamento público para a Educação Pública”, afirmou.




