Estudos do Sintep-MT apontam viabilidade para prefeitura recompor 7,83% do piso em Apiacás
O levantamento serve como base sólida para negociar as perdas acumuladas para se chegar ao valor do piso salarial com a prefeitura
Publicado: 28/02/2025 19:14 | Última modificação: 28/02/2025 19:14
Escrito por: Lina Obaid

Membros da direção da subsede do Sintep de Apiacás receberam o secretário de redes municipais do Sinte-MT, professor Henrique Lopes, para uma oficina de estudos orçamentários, junto da diretora regional Nortão II Professora Ilmarli Teixeira. Os cálculos serviram de base para o início das negociações dom a administração municipal, pela recomposição salarial dos trabalhadores da educação.
Na oficina, que contou com a presença do secretário municipal de educação, José Roberto Pereira da Silva e outros profissionais da educação constatou-se que para chegar ao piso nacional estipulado pela Lei nº 11.738/2008, é preciso obter um reajuste real de 7,83% sobre o salário dos trabalhadores no município.
O município tem pago a RGA com regularidade, e neste ano efetuou a recomposição de 5% na folha de janeiro. Porém ainda não chegou a pagar o piso salarial na sua integralidade.
De acordo com o professor Edimar Mesquita Soares, membro da direção da subsede, a categoria aguarda pelo retorno do secretário de educação, que se comprometeu em levar os estudos para serem analisados pela a gestão municipal e dar uma devolutiva sobre qual o valor real que será ofertado à categoria.
“Recentemente o município realizou concurso e com isso, novos professores estão entrando na folha de pagamento, então a administração municipal nos pediu como prazo o mês de março, até conseguir ter mensurado o impacto que estes novos profissionais trarão para a folha. Então, nós, da subsede concedemos o prazo solicitado e ficaremos atentos, ao término, para voltar a sentar à mesa e negociar a recomposição salarial que é direito do trabalhador, além de ser um ponto essencial da valorização dos profissionais da educação”, explicou.