Estudantes secundaristas de Mato Grosso realizam ato em defesa da Democracia


Em carta aberta, estudantes cobram Democracia da Educação e Eleições Livres.

Publicado: 11/08/2022 16:52 | Última modificação: 11/08/2022 16:52

Escrito por: Roseli Riechelmann/Sintep-MT

Sintep-MT/Jadson Barbosa

A Associação Mato-grossense dos Estudantes Secundaristas (AME) realiza hoje, 11 de agosto, Dia Nacional dos Estudantes, ato em defesa da Democracia da Educação e por Eleições Livres. A data, que é marcada pela mobilização nacional em Defesa do Estado Democrático de Direito, ganhará uma carta redigida pelos estudantes. O texto elaborado coletivamente será divulgado na mobilização organizada em Cuiabá, no Centro Cultural Casas das Pretas, a partir das 17 horas.

“Temos que voltar a estruturar a Educação, com condições básicas. Fazemos também a defesa de exercer o nosso direito ao voto. As pessoas que vão votar pela primeira vez precisam ter consciência em quem votar, sempre fazendo escolhas daqueles que nos representam, seja no Congresso Nacional, seja na presidência da República”, destacou o presidente da AME-MT, Lucas Gomes.

Sintep-MT/Jadson Barbosa

Hoje, conforme o estudante, a pauta democracia deve ser defendida em diversas instâncias, seja nos governos, ou nas escolas. Conforme ele, a própria gestão democrática (lei 7040/98) deixou de ser executada pelo governo quando suprimiu as eleições diretas para diretores escolares. “Temos ouvido relatos de estudantes sobre o aumento da opressão dos diretores aos estudantes que fazem defesa dos seus direitos. Temos situação de escolas que não deixam ter grêmios e, outras, em que os diretores querem ser os presidentes dos grêmios estudantis”, relata.

A pauta da nova direção da AME-MT (2022/2023) é reestruturar as lutas nas escolas com a retomada da implantação de grêmios estudantis. Hoje de cerca de 700 escolas estaduais apenas 190 possuem grêmios constituídos. “Iniciamos o levantamento para saber se estão ativos e vamos buscar ampliar as organizações de estudantes no espaço escolar, para formação de novas agremiações. Precisamos retomar as lutas dos estudantes, combater a evasão escolar que aumentou na pandemia, recuperar as perdas intensificadas na gestão Bolsonaro, com cortes de recursos federais e a falta de investimento, mesmo com recursos, na educação estadual de Mato Grosso”, concluiu.

SERVIÇO

O quê – Lançamento da Carta em Defesa da Democracia na Educação e por Eleições Livres
Quando – hoje (quinta-feira) 11 de AGOSTO
Onde - Praça Conde de Azambuja nº 25 Praça da Mandioca - Centro Histórico - Centro