Estudantes e um colaborador se acidentam após desmoronamento de telhado de Escola Estadual


Infestação de cupins apodrece o madeiramento do telhado da “nova” EE Faustino Dias de Amorim

Publicado: 18/08/2023 18:53 | Última modificação: 18/08/2023 18:53

Escrito por: Roseli Riechelmann

Leverger News

Uma infestação de cupins no telhado da Escola Estadual Faustino Dias de Amorim, localizada em Varginha, distrito de Santo Antônio de Leverger (a 27 km de Cuiabá), evidencia a urgência de substituição das estruturas de madeiramento e de realização de um processo de descupinização na cobertura da unidade. A escola teve reforma concluída a cerca de seis meses e entregue à comunidade no ano de 2023, como parte dos investimentos do governo estadual voltados para o aprimoramento da educação na rede estadual.

A ocorrência ganhou destaque na mídia durante esta semana, em virtude de um incidente ocorrido na última terça-feira (15/08), quando um técnico que realizava a instalação de cabos de internet no telhado da escola despencou sobre oito estudantes que estavam na sala de aula do 2º ano do Ensino Fundamental. Após o susto enfrentado pelas crianças, que chegaram a ser hospitalizadas, bem como pelo próprio colaborador envolvido, uma inspeção técnica subsequente constatou que o madeiramento do telhado estava deteriorado devido à infestação de cupins.

Conforme indicado no laudo pericial, "a cobertura atual não apresenta risco imediato, desde que não seja submetida a sobrecargas excepcionais, sendo possível manter as atividades nas salas de aula".

O presidente da subsede local do Sintep/São Antônio de Leverger, Kalmon da Silva Oliveira, expressou surpresa com a ocorrência, ressaltando que, inicialmente, houve a preocupação de que o acidente resultasse em consequências mais graves. Além disso, a vistoria revelou a presença de cupins em toda a estrutura de madeiramento da escola, o que é particularmente alarmante, considerando a recente conclusão da reforma. "Os profissionais estão abalados e receosos de que novos incidentes ocorram, caso não haja a substituição completa do madeiramento", destacou o dirigente.