Estação 645: um espaço de Luta e Resiliência dos Trabalhadores da Educação em Rondonópolis

Subsede do Sintep/Rondonópolis ganha sede própria e comemora com a participação de representantes de diferentes segmentos da classe trabalhadora

Publicado: 14/05/2024 18:19 | Última modificação: 14/05/2024 18:19

Sintep-MT/Edevaldo José

A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), em Rondonópolis, inaugurou no início de maio a Estação 645, um espaço de luta e resistência dos profissionais da educação. O local, onde funciona a subsede da entidade, passa agora a integrar o patrimônio dos trabalhadores da educação. Uma cerimônia simbólica marcou a aquisição oficial do prédio a todos os filiados e filiadas no município.

Na solenidade de aquisição do prédio, com área de 800 metros quadrados, a presidente da subsede do Sintep/Rondonópolis, Antônia Aparecida Oliveira, fez uma saudação em homenagem aos antepassados, aos militantes anteriores a atual gestão e que já deixaram suas contribuições na luta dos profissionais da educação, que resultaram na conquista da “casa própria”.

Antônia Aparecida Oliveira, 'presidente da subsede do Sintep/Rondonópolis

A dirigente destacou a importância desta que, conforme ela, é uma conquista sonhada na atual gestão sindical, porém, gestada durante várias diretorias anteriores. “Estamos consolidando um projeto pensado para esse mandato, mas que nasce ainda em 1965, quando as antigas normalistas fundaram a Associação de Professoras Primárias, em Cuiabá, e da qual Rondonópolis viria a ser um núcleo importante”, destacou.

Durante a cerimônia, a vice-presidente do Sintep-MT, Leliane Borges, ressaltou a importância de se ter um espaço próprio para os debates e articulação de luta. “É uma simbologia, o local representa a nossa força e importância enquanto entidade representativa dos trabalhadores e trabalhadoras da educação”, disse.

O diretor da regional Sul I do Sintep-MT, Bartolomeu Basili Belmonte, ressalta a importância da subsede de Rondonópolis como referência para as lutas da categoria na região. Conforme Basili, o espaço é um ponto simbólico de todos os enfrentamentos feitos pelos trabalhadores e que será agora uma referência para a organização e os desafios que se apresentam.

Bartolomeu Basili Belmonte, diretor da regional Sul I do Sintep-MT

“Me sinto muito feliz por mais essa conquista. Eu que faço parte desse sindicato desde 1984, e entre todas as lutas teremos agora um local próprio, em que poderemos acolher de forma confortável cada um e cada uma”.
“Parabenizo a todos os diretores da subsede por essa aquisição, por esse espaço de resistência da classe trabalhadora”, ressaltou o presidente da CUT-MT, Henrique Lopes. O sindicalista que também é dirigente do Sintep-MT, compareceu à solenidade que reuniu outras lideranças para prestigiar a conquista.

O vereador, presidente da Câmara de Rondonópolis, Júnior Mendonça, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância do Sintep-MT.

“A aquisição do prédio é uma conquista para além das paredes, dos tijolos, é um espaço para fomentar o campo das ideias, da luta, marcar posição do trabalhador” destacou e orientou a oficialização em lei da entidade com o título de entidade pública.

Sintep-MT/Edevaldo José

Também participaram das comemorações representantes do diretório municipal do PT de Rondonópolis Sr. Wendell Giroto, representante da CNTE e a dirigente estadual do Sintep-MT, Guelda Andrade; a representante do Movimento dos Sem Terra (MST), Itelvina Masioli; o secretário de Administração e Finanças da CUT-MT João Luiz Dourado, o secretário de finanças do Sintep-MT, Orlando Francisco.