Especialistas e dirigentes sindicais juntos nas defesas da carreira na educação


Temas com foco nos desafios dos funcionários e funcionárias de escola serão debatidos para a construção de propostas que assegurem valorização

Publicado: 22/03/2024 11:24 | Última modificação: 22/03/2024 11:24

Escrito por: Roseli Riechelmann

Arte Jadson Oliveira
Dirigentes e convidados para as mesas de debates durante os três dias de Encontro

O VII Encontro Estadual de Funcionárias/os da Educação do Sintep-MT, nos dias 5, 6 e 7 de abril, promoverá o debate com funcionários da escola pública. Foram convidados educadores e especialistas como João Antônio Cabral Monlevade, Carlos Augusto Abicalil, José Valdivino Moraes (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), o professor da rede estadual, Helvécio Pereira, o assessor jurídico Bruno Boaventura, e a ex-deputada estadual, professora Rosa Neide. Estas são algumas das referências que farão as análises e propostas dentro do VII Encontro. 

As mesas trazem a reflexão sobre a conjuntura política vivenciada pelo segmento de funcionárias de escola, não apenas no estado ou nos municípios, mas no país e no mundo. O cenário avaliado proporcionará estratégicas para o enfrentamento às defesas que devem ser feitas para esses trabalhadores e trabalhadoras, a partir das políticas em curso.

Sintep-MT

O Encontro será fortalecido também com a contribuição dos dirigentes do Sintep-MT nas mesas de debates. Participarão Henrique Lopes, Maria Luiza Zanirato, Maria Celma Oliveira. Cada um dos dirigentes abordará temas voltados para diferentes realidades das funcionárias e funcionários de escolas, bem como, piso salarial e plano de carreira, saúde dos trabalhadores, legislações que assegurem direitos, entre outros. 

Mato Grosso é o estado da federação que despontou no cenário nacional como modelo de políticas de formação e valorização para funcionárias e funcionários das escolas públicas, que até hoje são referências nacionais e internacionais. Contudo, vivencia um retrocesso nas políticas públicas da educação com a tentativa recorrentes dos gestores com a terceirização e precarização do trabalho, contratação temporária. 

Reprodução
Secretário de Funcionários do Sintep-MT, Klebis Marciano

“O Encontro Estadual será um espaço para a construção de novas perspectivas dos trabalhadores e trabalhadoras nas escolas públicas e no sindicato. Buscamos fortalecer o conjunto de trabalhadores das escolas, e retomar a disposição para lutar, e proporcionar qualidade e qualificação profissional”, afirma o secretário de Funcionários do Sintep-MT, Klebis Marciano. 

Desde o último 28 de fevereiro os municípios estão com agenda e se organizam para fazer o debate na base. Nessa etapa do evento participam até mesmo os não sindicalizados. O objetivo é ampliar as contribuições e críticas sobre a atual realidade dos profissionais nas escolas públicas e unificarem o plano de lutas de todos os profissionais da educação.