Escola ameaçada de fechar realiza Sarau da resistência


A atividade que integra o Projeto Político Pedagógico da Edieb Licínio Monteiro da Silva, a Várzea Grande ficará no tema “Construindo Saberes, Integrando Vidas

Publicado: 02/12/2021 15:08 | Última modificação: 02/12/2021 15:08

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT

REPRODUÇÃO
Edieb Licínio Monteiro da Silva - VG

Mesmo diante da ameaça de fechamento da Escola Estadual de Desenvolvimento Integral da Educação Básica (Eedieb) Licínio Monteiro da Silva, no município de Várzea Grande, a comunidade escolar dá continuidade à agenda de trabalho e promove nesta quinta-feira (02/12), a partir das 18 horas, o Sarau Cultural “Construindo Saberes, Integrando Vidas”.

A atividade terá toda a programação desenvolvida por professores, estudantes e membros da comunidade. As apresentações integram temáticas desenvolvidas no projeto pedagógico, e trazem como tema central, a construção dos saberes por meio da integração coletiva.

“Nosso evento é vivo”, afirma o diretor da EE Licínio Monteiro, professor José Cícero da Mota, ao destacar que as teorias trabalhadas na escola dialogam com a prática executada pela comunidade escolar.

A programação terá apresentações dos convidados: Guarda Municipal de Várzea Grande e o grupo de Siriri, Estrela Guia. No decorrer das atividades, os estudantes de todas as etapas de ensino realizam apresentações de música, poesia e danças, com ritmos diversos. O foco inicial do Sarau seria a homenagem ao Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. Contudo, diante dos enfrentamentos vivenciados pela escola, os organizadores decidiram atrasar a agenda e abrir a participação à comunidade, que tem vivenciado a luta em defesa da permanência da escola, na rede estadual.  

  

A EEDIEB Licínio Monteiro fica na área central do município. A localização geográfica é um dos grandes fatores que favorecem a demanda de matrículas na unidade estadual, com cerca de 1700 estudantes, da segunda etapa do Ensino Fundamental, Ensino Médio até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Apesar de suspensa a deliberação pelo fechamento da unidade, a ameaça ainda está presente na vontade política do governo estadual e Secretaria Municipal de Educação. Segundo a comunidade escolar é contraditória a alegação de redimensionamento, já que a escola não tem sequer estrutura condizente com as necessidades dos estudantes dos anos iniciais do Fundamental.

“A Escola Licínio Monteiro não atende às determinações do redimensionamento. Tampouco tem estrutura de banheiros ou salas nos padrões necessários para os estudantes da primeira etapa do Ensino Fundamental. O município teria que fazer adaptações. E mais, já existe uma unidade municipal que atende estudantes do 1º ao 5º ano a menos de 300 metros daqui,”, esclarece o diretor José Cícero da Mota.

O Sarau que ocorrerá hoje é mais um ato de resistência da comunidade escolar que não se rende às imposições políticas do governo Mauro Mendes.

Serviço

O quê - Sarau Cultural “Construindo Saberes, Integrando Vidas”.

Quando - 02/12/2021 - às 18 horas

Onde - Edieb Licínio Monteiro da Silva - Várzea Grande