Encontro de Funcionários da Regional Nortão I coloca em pauta direitos da categoria e luta

O Encontro de Funcionários da Regional Nortão I ocorreu de forma virtual, na noite da última quarta-feira (26/05), e contou com a participação de representantes de funcionários de escolas de sete municípios: Peixoto de Azevedo, Novo Mundo, Guarantã do Norte, Colíder, Terra Nova do Norte, Matupá e Itaúba.

Publicado: 16/06/2021 14:57 | Última modificação: 16/06/2021 14:57

Sintep-MT

O tema das discussões girou em torno da defesa pela valorização profissional dos trabalhadores da Educação no estado. O Diretor da Regional Nortão I, Fernando Alves da Silva, considerou os debates importantes para o avanço das pautas que envolvem os profissionais da Educação como um todo. “Foi muito importante essa adesão dos funcionários nessas discussões, até mesmo para esclarecer dúvidas sobre encaminhamentos que temos feito enquanto sindicato. É importante que todos tenham essa compreensão de que a nossa luta é coletiva e que precisamos seguir firmes, no sentido de resistir aos ataques que temos sofrido, e de nos fortalecer enquanto categoria, como uma classe organizada para fazer esse enfrentamento”, disse.

“Também tivemos esclarecimentos importantes do nosso presidente, Valdeir Pereira, que falou bastante sobre a questão do Novo Fundeb e também da luta pelos direitos que temos de receber, no mínimo, o piso estabelecido no Plano Nacional. Sabemos que, infelizmente, esse direito não é assegurado em diversos municípios de Mato Grosso”, destacou Fernando.

A secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT, Guelda Andrade, também participou do encontro e ressaltou a necessidade de um fortalecimento da categoria, especialmente nesses tempos, em que governos estadual e federal seguem uma linha completamente antidemocrática e guiada por uma agenda de desmonte dos serviços públicos. “Nós temos que entender que o nosso verdadeiro inimigo é o governo, que atenta contra nossos direitos. Temos desafios políticos e econômicos muito evidentes à nossa frente. Resistência define esse momento de formação, de discussão que nos propomos a fazer em ambiente virtual, que, mesmo em meio a essa pandemia, nos colocamos à disposição para debatermos políticas públicas para os trabalhadores da educação. Quando não agimos com unidade, como uma categoria só, estamos, na verdade, enfraquecendo a luta e consequentemente fortalecendo o sistema que está posto para desvalorizar cada vez mais a educação pública”, disse Guelda.

A sindicalista também destacou a situação crítica vivida pelos funcionários de escola através do descaso do governo Mauro Mendes com os trabalhadores. “Os funcionários de escola estão sendo expostos ao contágio pelo novo coronavírus todos os dias, dentro das unidades escolares. O governo age com total descaso, mesmo diante da nossa luta para que esses trabalhadores sejam protegidos da Cavid-19. Temos relatos de companheiros que atuam em escolas tão precárias, que não tem pia nos banheiros para lavar as mãos; escolas onde não têm os equipamentos de segurança sanitária, algumas até mesmo sem álcool em gel para todos. Então, nós, enquanto sindicato, estamos fazendo a luta para que os funcionários sejam tratados com dignidade. É um momento de muita resistência e consciência de que estamos enfrentando um sistema que não valoriza os serviços públicos”, disse.

O Secretário Adjunto de Funcionários da Educação do Sintep-MT, Klebis Marciano Rocha dos Santos, também participou do encontro virtual. Ele fez um histórico das conquistas para funcionários e funcionárias de escolas, obtidas por meio da militância sindical, como é o caso da realização de concurso público a esses trabalhadores. O secretário ainda ressaltou a importância da representatividade. “Hoje temos oito funcionários de escolas que integram a diretoria do Sintep-MT. As conquistas que temos até hoje são frutos da luta feita com essa unidade da categoria, enquanto entidade sindical organizada. Agora, estamos atuando fortemente no sentido de obter a disponilização da formação profissional para os funcionários, que promove consequentemente, uma valorização desses trabalhadores, inclusive a título de remuneração”, disse Klebis Marciano.

Fonte: Assessoria/Sintep-MT.