Encontro cobra participação de funcionários de educação contra retrocesso


Terceirização é uma ameaça concreta à carreira dos funcionários de escola

Publicado: 25/04/2022 18:17 | Última modificação: 25/04/2022 18:17

Escrito por: Roseli Riechelmann

Edevaldo José
Mesa de abertura é formada por funcionários da Educação que atuam na direção do Sintep-MT e na direção de escola

Apesar da luta pela visibilidade no espaço escolar, os funcionários de escola são maioria na educação. O motivo, segundo o professor doutor João Monlevade, convidado do evento, é que na aposentadoria todos se tornam funcionários da educação. A colocação feita na abertura do Encontro Regional Sul I de Funcionários/as da Educação do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), sábado (23/04), no município de Rondonópolis, serviu para destacar a necessidade de resistência contra o retrocesso e a luta por direitos, entre eles, a profissionalização.

Professor doutor aposentado, João Monlevade contribuiu com o debate. Ao lado (da esquerda para a direita) a secretária de Assuntos Jurídicos do Sintep-MT, Maria Celma e da vice -presidente da subsede do Sintep/Rondonópolis, Antônia Aguiar 

Nas apresentações, a importância da visibilidade dos funcionários, que integra a luta histórica do Sintep-MT, vai além de assegurarem a participação ativa entre a comunidade escolar. Ganhou relevância ao destacar a necessidade de continuarem a existir, enquanto profissionais da educação.

O processo de terceirização que vivenciam na carreira da educação tem feito com que os funcionários das escolas públicas percam direitos e sejam desvalorizados. “É fundamental o empoderamento com a participação para construirmos juntos”, destacou a secretária de Políticas Sociais, e funcionária da educação, Maria Aparecida Cortes.  

Funcionárias/os de escola apresentaram questionamentos sobre as perdas na carreira

Para a secretária de Assuntos Jurídicos do Sintep-MT, Maria Celma de Oliveira, “é preciso fazer o movimento, pois, quem não aparece não é visto e não tem vez”, disse. 

A funcionária de escola e vice-presidente da subsede do Sintep/Rondonópolis, Antônia Aguiar, reforçou a importância da participação dos funcionários também no espaço de luta. “As eleições do Sintep-MT (15/06) estão na fase de constituição de chapas, e os funcionários devem participar e se colocar no espaço de participação”, disse.

A atividade, que integra as ações da secretária de Funcionários do Sintep-MT, foi coordenada na regional da Sul I pelo diretor do Sintep-MT, Bartolomeu Basili Belmonte, e teve como tema central ``Reflexões e Debates entre Funcionários da Educação, acerca da História e Carreira Profissional”. Ao todo quatro mesas de debates trataram a conjuntura política do país, a importância da profissionalização, e a luta para manter a unidade da carreira, diante das terceirizações do cargo nas escolas.  

Regional Sul I do Sintep-MT, reúne Funcionários de nove municípios que compõem a regional  

Segundo o secretário adjunto de Funcionários, Klebis Marciano, outros encontros regionais estão no planejamento do Sintep-MT, de pronto apenas uma nova agenda prevista para a mesma região, no segundo semestre de 2022.

Participaram da atividade também, o secretário adjunto de Funcionários do Sintep-MT, Klebis Marciano; o presidente da subsede do Sintep/Rondonópolis, João Eudes; o palestrante convidado, secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes; o secretário adjunto de Comunicação do Sintep-MT, funcionário de escola, Edevaldo José; e, a secretária de Cultura do Sintep-MT, Lucinéia Goveia, funcionária de escola no cargo de direção escolar. Além de trabalhadores da educação dos nove municípios que compõem a regional (Rondonópolis, Guiratinga, Pedra Preta, Alto do Garças, Tesouro, Alto Araguaia, Alto Taquari, Itiquira e São José do Povo)

 

Funcionárias e Funcionário da educação, dirigentes do Sintep-MT, entre eles o secretário adjunto de Funcionários, Klebis Marciano

 

Confira mais fotos no facebook do Sintep-MT