Encerramento do 7º Encontro de Aposentados resultou em compromisso para resolução do confisco

Deputado presente no evento, em 24 de janeiro, se comprometeu a apoiar na busca por solução para o fim do golpe nas aposentadorias e pensões

Publicado: 02/02/2024 15:57 | Última modificação: 02/02/2024 15:57

Escrito por: Sintep-MT

Sintep-MT/ Francisco Alves

O encerramento do 7º Encontro Estadual de Aposentados, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), em Cuiabá, registrou a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho. Na oportunidade, o parlamentar que foi parabenizar o segmento pelo Dia do Aposentado, falou sobre a urgência de resolver o problema dos confiscos das aposentadorias e pensões, e se comprometeu a apoiar os servidores, em relação ao desconto indevido de 14% nos salários. Uma demanda cobrada do legislativo há quase quatro anos. Segundo apontou, está passível de ser solucionada em 2024.

Botelho expressou seu compromisso em auxiliar o Sintep-MT nos diálogos na Casa Legislativa, buscando uma solução para a questão do confisco, que penaliza os servidores aposentados e pensionistas. Para o Sintep-MT, o ano eleitoral, somado a perspectivas financeiras do estado, ajudará o cumprimento da promessa feita pelo parlamentar. Por diversas vezes, durante mobilizações na Casa Legislativa, o parlamentar falou que tendo viabilidade financeira, seria possível aliviar o golpe nas aposentadorias. Ao que tudo indica, a promessa pode ser concretizada ainda este ano.

Sintep-MT/Francisco Alves
Deputado se compromete com os aposentados na luta pelo fim do confisco das aposentadorias e pensões

O secretário adjunto de Seguridade Social, Alex Ferreira, reforçou a importância da participação contínua dos aposentados no sindicato, independentemente de sua situação de trabalho. Ele enfatizou o lema do Sintep-MT – aposentado sim, inativos nunca, educadores sempre - , destacando a necessidade de mobilização contínua, pois qualquer ação que impacte perdas ou ganhos afetará a todos.

Ferreira alertou para os ataques diretos aos aposentados durante os governos Temer e Bolsonaro, e destacou a atual situação em Mato Grosso, onde a intensificação da Reforma da Previdência e a falta de concursos públicos podem indicar desafios futuros, incluindo a possibilidade de novos descontos para cobrir déficits no fundo previdenciário.

Secretário adjunto de Seguridade Social do Sintep-MT, Alex Ferreira, entre o presidente, Valdeir Pereira, e das dirigentes Angelina Costa e Leliane Borges, entregando premiação

"É fundamental permanecermos atentos ao chamado do sindicato", concluiu Alex, destacando a necessidade contínua de vigilância e engajamento por parte dos aposentados e demais membros da categoria.