Educadores municipais de Peixoto de Azevedo anunciam greve a partir de segunda (07/03)

Mobilização busca direito a recomposição salarial e reajuste do PSPN negados pelo prefeito para os servidores da educação municipal

Publicado: 02/03/2022 12:03 | Última modificação: 02/03/2022 12:03

Sintep-Peixoto de Azevedo
Votação de Assembleia aprova greve na rede municipal na defesa de direitos

Os trabalhadores da educação da rede municipal de Peixoto de Azevedo (698 km) deliberaram por greve a partir da próxima segunda-feira (07/03), por tempo indeterminado. Aguardarão a decisão do prefeito municipal cumprir com a Lei 11.738/2008, do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), e recompor o percentual de 33,24% estabelecido pela legislação para 2022. A decisão foi definida após Assembleia Geral da categoria, sexta-feira (25/02).

Debate com a categoria esclarece as perdas e destaca a arbitrariedades da administração  municipal

“A greve é por direitos”, afirma o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Fernando Alves da Silva. O sindicalista explica que desde de o início do ano o prefeito Maurício Ferreira de Souza (PSDB) tem promovido manobras que subtraem conquistas dos trabalhadores. Cita por exemplo, a recomposição da Revisão Geral Anual (RGA) paga no mês de janeiro apenas aos servidores que estavam trabalhando. “A maioria dos profissionais da educação, em féria no período, ficaram sem receber”, citou.

Para além do percentual da RGA, a recomposição do piso salarial (33,24%), conforme determina a legislação, foi ignorada pelo gestor.  “Estamos sem respostas aos questionamentos já apresentados na Prefeitura sobre o não pagamento da recomposição da RGA, que foi aprovada pela Câmara Municipal. E, que deixou de fora os educadores em férias. Não aceitaremos o desrespeito, estão todos indignados e com fôlego para um movimento forte”, concluiu.