Educadores de Sinop e demais servidores municipais na luta contra desmonte dos planos de carreira

A contratação da FGV para elaboração de projetos que prejudicam os trabalhadores da educação da rede municipal e servidores do município em geral, motivou o protesto

Publicado: 19/03/2024 18:56 | Última modificação: 19/03/2024 18:56

Escrito por: Wagner Zanan/Assessoria Sintep-MT

Sintep/subsede Sinop
Educadores da Rede Municipal e servidores publicos municipais de todas as áreas lotaram plenário da Câmara de Vedereadores durante mobilização

A cidade de Sinop (490 km de Cuiabá), amanheceu diferente hoje, terça-feira, 19 de março. Os trabalhadores da rede municipal de educação e demais servidores públicos municipais paralisaram as atividades durante 24 horas. A mobilização convocada pela subsede do Sintep/ Sinop e pelo Sindicato dos Servidores Públicas Municipais de Sinop (SSPMS), contra retrocessos no Plano de Cargos Carreiras e Salários dos Trabalhadores da Educação (PCCS) e Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos Servidores Públicos Municipais de Sinop.

Sintep/subsede Sinop
Servidores da rede municipal de ensino de Sinop e Servidores públicos municipais protestam em frente à Prefeitura de Sinop

Todas as categorias de servidores públicos municipais passaram o dia em frente à prefeitura municipal e seguiram para ocupação, no início da tarde, do plenário da Câmara Municipal, durante a sessão ordinária. Munidos de faixas e cartazes e com palavras de ordem, eles chamaram a atenção dos vereadores para o fato do prefeito da cidade, Roberto Dorner ter contratado a Fundação Getúlio Vargas para elaborar um estudo de Reforma Administrativa com o objetivo de reduzir a folha de pagamento, rebaixando salários e retirando direitos dos servidores públicos municipais. Tudo ao custo de R$ 850 mil reais.

“Estamos todos da educação e demais servidores municipais cobrando do executivo respeito e valorização. Não à FGV que tem por objetivo destruir os planos de carreira. Mais de 1500 servidores pararam suas atividades. Mais de 15 mil estudantes não tiveram hoje suas atividades devido à intransigência do prefeito Roberto Dorner em dialogar com os sindicatos e servidores”, destacou o diretor regional do Sintep-MT, polo Nortão II, Kleber Solera.

Sintep/subsede Sinop
Kleber Solera, Diretor Regional Nortão II, Sintep-MT, em Sinop.

O Sintep/Sinop junto e o SSPMS encaminhou ao prefeito uma pauta reivindicatória emergencial, cobrando respeito aos servidores, realização de concurso público para o preenchimento de vagas em todas as áreas e o compromisso de consultar os servidores municipais sobre toda e qualquer matéria que trate da reforma administrativa. O prefeito não respondeu aos encaminhamentos feitos pelo Sintep-MT e pelo SSPMS.

Professor Valdeir Pereira, Presidente do Sintep-MT e Professor da Rede Municipal de Educação de Sinop

Professor da rede municipal de Sinop e conhecedor dos problemas que afligem a categoria, o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, participa da organização da manifestação e avalia a importância desta união de todas as categorias dos servidores.
“É um movimento importante com um número significativo de servidores mobilizados, tanto no período da manhã quanto no período da tarde e que dá o recado para a administração pública, de que não aceitaremos os retrocessos e muito menos a retirada de direitos dos servidores públicos do município de Sinop”, finalizou Valdeir.