Educadores de Primavera do Leste apontam os desafios do próximo prefeito em Carta-Compromisso


Sindicato apresenta pautas como a introdução dos funcionários de escola no Plano de Carreira políticas preventivas de saúde dos educadores e a educação infantil de período integral.

Publicado: 01/10/2024 18:12 | Última modificação: 01/10/2024 18:12

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep-MT/Edevaldo José
Candidatos à prefeitura de Primavera do Leste assinam a Carta-Compromisso com a educação apresenta pelo Sintep-MT, no município

A assinatura da Carta-Compromisso com a Educação pelos candidatos à prefeitura de Primavera do Leste ocorreu ontem (30/09), no auditório da Associação Comercial e Empresarial do município, com transmissão ao vivo pelo canal da entidade no YouTube. 

O evento, realizado pela subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) no município, contou com a presença dos candidatos ao executivo municipal, Ademir Góes (União) e Sérgio Machnic (PL), e sua vice, Iva Viana.

A apresentação do documento, assim como as defesas da luta sindical na rede municipal, foram destaques da presidente da subsede do Sintep/Primavera do Leste, Marileuza Rosa. A atividade teve também a participação do professor Henrique Lopes, secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, que fez uma breve explanação sobre as lutas históricas do sindicato para assegurar uma educação de qualidade, com respeito ao direito de todos à Educação.

“A educação pública é a melhor educação que existe”, afirmou Henrique Lopes, em seu breve relato sobre a história para consolidar a educação como direito de todos e dever do Estado, assegurado pela Constituição Federal de 1988. “A Constituição garantiu o direito de todos, independentemente da classe social. Diante disso, estamos aqui para mostrar qual o modelo de educação que queremos, que tipo de currículo, e reafirmar que precisamos de financiamento para garantir a escola para os filhos da classe trabalhadora."

A professora Marileuza destacou o protagonismo do Sintep/Primavera do Leste, que realiza o evento com os candidatos à prefeitura desde 2008. Conforme ela, foi nesse processo de construção coletiva que se consolidaram conquistas, como a efetivação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Segundo a dirigente, a Carta de 2024 já coloca como desafio para a próxima gestão o reconhecimento adequado dos profissionais qualificados, que ainda não são valorizados pelo PCCS.

Marileuza ressaltou aspectos importantes nas conquistas da educação na rede municipal, especialmente no que diz respeito ao atendimento da educação infantil. “Houve avanços consideráveis, mas ainda enfrentamos dificuldades com a falta de vagas para crianças em creches e pré-escolas, sem contar com a educação de tempo parcial nas creches”, destacou.

Apesar dos avanços, a sindicalista apontou como temerária a decisão do município de firmar parceria com o Estado e redimensionar toda a primeira etapa do Ensino Fundamental. “Estamos vivendo uma sobrecarga, com excesso de alunos por sala, o que impacta diretamente a qualidade da educação inclusiva, especialmente no atendimento a alunos com deficiência”, ressaltou, destacando que a Carta aponta a necessidade de criar um programa preventivo para a saúde mental dos educadores, dado o aumento de afastamentos por adoecimento.

Para o dirigente estadual do Sintep-MT, Henrique Lopes, o desafio do próximo prefeito será garantir o cumprimento do Plano Municipal de Educação (PME), em consonância com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita no Congresso Nacional. “Precisamos assegurar três pontos fundamentais: Financiamento, Gestão Democrática e Valorização Profissional”, defendeu.

Sintep-MT/Edevaldo José
Secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, destaca que o futuro prefeito terá como tarefa fazer o ajuste do Plano Municipal de Educação, ao novo PNE

Os dois candidatos tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas. O candidato da situação, Ademir Góes, atual vice-prefeito do município, falou sobre o plano de governo, destacando a continuidade dos projetos da atual gestão. Já a fala do concorrente Sérgio Machnic foi representada por sua vice, Iva Viana, que citou o apoio às pautas do Sintep/Primavera, destacando que parte das demandas do sindicato está contemplada em seu plano de governo.