Educadores de Novo Santo António negociam com o Executivo, pagamento do reajuste de 15,25%

Nesta segunda-feira (06), o secretário de redes Municipais do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, se reuniu, na companhia de outros dirigentes sindicais, com os vereadores do município de Novo Santo Antônio para tratar da pauta salarial.

Publicado: 06/03/2023 16:18 | Última modificação: 06/03/2023 16:18

Escrito por: Andressa Boa sorte/ Sintep-MT

Sintep-MT/subsede Novo Santo António
Secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, em reunião com vereadores de Novo Santo Antônio

Os trabalhadores da educação no município de Novo Santo Antônio, distante cerca de 920 Km de Cuiabá, estão em processo de negociação junto ao executivo municipal, para que a gestão efetive o pagamento do reajuste devido à categoria. Inicialmente, a prefeitura havia feito a oferta de reajuste de um percentual de cerca de 30%, que, seria concedido apenas aos professores, excluindo todos os demais trabalhadores na educação. Tal proposta foi prontamente rejeitada pela categoria.

“Nós atuamos para benefício do conjunto de todos os trabalhadores da educação, e não somente os professores. As merendeiras, vigias, os técnicos, o pessoal da limpeza; todos têm um papel importante no processo educacional e merecem ser valorizados”, disse o presidente da Subsede, Clayton Gonçalves.

Já em fevereiro de 2023, houve uma nova reunião onde, após as considerações feitas pelo sindicato, houve a proposta de que a prefeitura concederia o reajuste de 15,25% para todos os profissionais da educação no município. Embora a proposta tenha sido aceita pela categoria, com a promessa de que o percentual seria pago já na folha de março, retroativa à janeiro, o prefeito mudou de ideia e encaminhou um novo projeto para a Câmara de vereadores, com a proposta de parcelar o reajuste em três datas, sendo a primeira em março, a segunda em agosto e a última somente em outubro.

“Nós ficamos surpresos com esse projeto, porque depois de muita negociação, já havia sido acordado que o reajuste seria implementado de maneira integral, e não escalonada”, disse Clayton.

Nesta segunda-feira (06), o secretário de redes Municipais do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, se reuniu, na companhia de outros dirigentes sindicais, com os vereadores do município de Novo Santo Antônio. “Nós entendemos que esse pagamento deve ser feito conforme o que já havia sido acordado com a categoria, ou seja, os 15,25% já na folha de março. Vale destacar que esse percentual ainda não atende o valor real ao qual os educadores têm direito, visto que ainda há um acumulado residual dos anos anteriores, referente a reajustes não concedidos. Isso faz com que a categoria perca o poder de compra diante da inflação que temos enfrentado. Pagar o piso é uma questão de cumprir com a lei e respeitar o mínimo necessário para que a categoria tenha dignidade na questão salarial. Ainda nem estamos falando de uma real valorização”, disse Henrique.

Ainda nesta segunda, há uma nova agenda, desta vez entre os representantes da educação e o executivo municipal. “Esperamos sair dessa reunião com um bom encaminhamento para que esse reajuste seja implementado e que os trabalhadores da educação já recebam também o retroativo a janeiro. Pra nós, isso é o mínimo aceitável, além de ser um direito legítimo desses trabalhadores”, finalizou o sindicalista.