Educadores de Jauru garantem mais 5% de reajuste ao Piso nos vencimentos de outubro

O percentual cumpre o que ficou estabelecido após um intenso período de negociações entre a subsede sindical e o executivo no mês de abril deste ano, onde chegou-se a um acordo para a implementação de reajustes escalonados após 21 dias de greve da categoria.

Publicado: 28/10/2022 16:21 | Última modificação: 28/10/2022 16:21

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Reprodução

Cumprindo o que foi o resultado de uma árdua luta dos trabalhadores da educação no município de Jauru (distante cerca de 405 Km de Cuiabá), a prefeitura municipal concedeu já para os vencimentos de outubro, o reajuste de mais 5% de incremento salarial.

O percentual cumpre o que ficou estabelecido após um intenso período de negociações entre a subsede sindical e o executivo no mês de abril deste ano, onde chegou-se a um acordo para a implementação de reajustes escalonados, até o mês de dezembro, alcançando assim, os 33,24% estabelecido como reajuste do Piso Salarial profissional para a Educação Básica.

A presidente da Subsede do Sintep em Jauru, Eurides Ramos, destaca como positivo o resultado do acordo firmado junto à prefeitura, embora ressalte que o processo de negociações foi difícil. “Tivemos que entrar numa greve afim de reivindicar nossos direitos. Foi um tempo difícil, de muita resistência e envolvimento da categoria. Após muitas conversas e mobilização dos educadores, ficou estabelecido que essa implementação dos 33,24% seria escalonada, sendo que em dezembro agora, deverá ser implementado mais 2% para alcançar a equiparação ao Piso Nacional”, disse a sindicalista.

Reprodução
Dirigentes sindicais em reunião na Prefeitura debatem viabilidade financeira do município

Luta pelo reajuste do Piso

Infelizmente, assegurar direitos como o Reajuste integral do Piso Salarial da categoria conforme o Piso Nacional determinado através da Lei federal 11.738/2008, ainda depende de luta e resistência. Em Jauru, foi exatamente a luta dos educadores, ao resistirem por 21 dias de greve, que garantiu uma negociação justa para os trabalhadores da educação no município.

O valor do piso nacional é de R$ 3.845,63 para uma jornada de até 40 horas. Em Jauru, com a correção e com base na jornada de 30 horas, o piso salarial, que é o valor mínimo a ser pago aos profissionais com Ensino Médio, Magistério, deverá atingir os R$ 2.884,20.

“Essa conquista só poderá ser totalmente comemorada no mês de dezembro, onde será implementado o último reajuste para atingir a equiparação ao reajuste conforme o Piso Nacional. O resultado da nossa greve, onde tivemos até mesmo nossos salários cortados, mostra que sempre vale à pena nos mobilizar por nossos direitos”, finalizou Eurides.