Educadores de Acorizal realizam nova paralisação amanhã (18)


Profissionais estarão mobilizados durante reunião marcada pela prefeitura com o Sintep-MT para responder às pautas

Publicado: 17/06/2024 16:11 | Última modificação: 17/06/2024 16:11

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep/Acorizal

Após a segunda paralisação dos profissionais da educação da rede municipal, na última sexta-feira (14), a prefeitura de Acorizal, município da Baixada Cuiabana, agendou uma mesa de negociações com a categoria para amanhã (18), às 8 horas. Em documento, encaminhado pelo prefeito ao presidente da subsede do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso), em Acorizal, foi proposto a constituição de uma comissão de educadores para a negociação.

O dirigente do Sintep no município, Enedino Thomaz da Silva, afirma que a ausência de respostas concretas frustrou mais uma vez os profissionais. Contudo, a abertura de diálogo presencial apresenta algumas possibilidades para encaminhamentos. “Estaremos nessa audiência acompanhados do presidente do Sintep-MT, professor Valdeir Pereira, e do diretor regional, Ricardo Assis”, afirma.

Enedino ressaltou que as duas mobilizações realizadas mostraram a revolta dos profissionais, em especial dos que trabalham sem contratos, que têm descontos do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) sem que os depósitos sejam realizados. “Tivemos o reflexo dessa insatisfação com a adesão em massa dos profissionais, que voltarão a repetir a mobilização nesta terça-feira”, relata.

Segundo o sindicalista, os profissionais da educação decidiram por mais um dia de paralisação, na terça. Eles estarão em frente a prefeitura aguardando a conclusão da reunião. A depender das respostas do gestor às pautas da categoria, os educadores tomarão outros encaminhamentos.