Educadora lança livro Gestão Democrática e o modelo gestionário na Educação Pública de MT

De autoria da educadora Ester Assalin, volume resulta de suas pesquisas sobre Gestão Democrática e o modelo gestionário na Educação Pública de Mato Grosso

Publicado: 26/11/2021 17:43 | Última modificação: 26/11/2021 17:43

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT

Reprodução
Lançamento do livro Gestão Democrática e o modelo gestionário na Educação Pública de Mato Grosso da autora Ester Assalin

Foi lançado na noite desta quinta-feira (25), na Biblioteca Pública de Jaciara, o Livro escrito pela educadora Ester Assalin. A estudiosa que é professora aposentada da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), fez uma vasta pesquisa que deu nome à publicação: “Gestão democrática e o modelo gestionário na educação pública de Mato Grosso”. Segundo a escritora, “a pesquisa analisou um período de 10 anos, para melhor compreensão da gestão que se tem desenhado, com as profundas mudanças no papel do Estado e da administração pública, a partir das reformas neoliberais”.

Reprodução
Lançamento do livro da autora Ester Assalin no recinto da Biblioteca Geraldo Gomes Faria, em Jaciara-MT

Ester destacou ainda que a pesquisa visa “compreender especialmente, se o papel do diretor escolar está sendo ressignificado, em razão do cumprimento de tarefas impostas pelas políticas, propostas, programas e estratégias governamentais que chegam à escola”. Para ela, é necessário observar que o princípio de Gestão Democrática tem passado por mudanças profundas, em decorrência da hegemonia da ideologia neoliberal e conservadora, no campo educacional. “Assim, emerge o modelo de gestão, pautado na área econômica, empresarial e cujas características gerenciais têm alterado significativamente o papel do diretor escolar”, destacou a educadora.
A escritora ainda cita que espera que seu livro venha a gerar um debate que “possa contribuir com a reflexão não apenas dos gestores escolares, mas de todos os profissionais da educação”, finalizou.

Educadora Ester Assalim, na apresentação pública de seu livro
Reprodução

A Secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT, Guelda Andrade, destacou a relevância do trabalho de pesquisa catalogado por Ester no livro. “Esse trabalho é fundamental para nós, profissionais da educação, especialmente em um momento em que vivemos um retrocesso acentuado no processo de gestão democrática dentro do espaço da escola. Vale destacar que esse processo democrático não se limita apenas à eleição de diretores, no entanto, essa eleição proporciona a participação efetiva de todos os atores envolvidos na educação, para além dos educadores, os estudantes e pais desses estudantes. O exercício dessa escolha de processo eleitoral dentro do ambiente escolar, é fundamental, se configura em experiências vividas para os estudantes”, disse.
A sindicalista ainda elogiou o trabalho de pesquisa e levantou uma questão, considerando que a obra é uma proposta de reflexão para a atualidade. “Nós temos que colocar este debate na ordem do dia, o papel de diretor está desconsiderado, por meio de uma política com viés neoliberal, reduzido a um mero gerente cumpridor de ordens e tarefas do órgão central, Seduc”, disse.

Sobre o Livro
A pesquisa intitulada “Gestão democrática e o modelo gestionário na educação pública de Mato Grosso” teve como objetivo analisar o paradigma de gestão e a redefinição do papel do diretor escolar em uma escola da rede pública estadual de Mato Grosso, a partir dos últimos 10 anos (2007 a 2017).
As atribuições a ele exigidas na implementação de inúmeras políticas e/ou estratégias governamentais (projetos, programas, propostas educacionais), tanto da União quanto da própria Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso, descentralizadas para escolas da rede pública. Neste contexto, frente à problemática, surge o questionamento: a implementação desse conjunto de ações redefine o papel do diretor escolar, tornando-o gestor, gerente e burocrata? É uma reflexão que provoca o leitor a questionar o modelo atual imposto no espaço da escola pública em Mato Grosso.

Educadora Ester Assalin

Sobre a Autora
Ester Assalin, Professora aposentada pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT). Formada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso e em Pedagogia pela Faculdade de Vitória, especializou-se em Metodologia-Didático-Pedagógico em História para Ensino Fundamental e Médio (UFMT), Gestão Escolar (UFMT) e Gestão Pública (Unemat).
É mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
Atuou como tutora em curso de Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra, 2007-2010), coordenadora de Polo da Ulbra (2010-2018), professora na Secretaria de Estado de Educação/MT, de 1994 a 18 de maio de 2020. Tem experiência na Coordenação Pedagógica Educacional (2013-2019) e na Direção Escolar: 2008-2009; 2010-2011; 2014 -2015.
É presidente do Sintep/MT, subsede de Jaciara/MT. Tem conhecimento na área de Educação, com ênfase em Pedagogia, História, Gestão Escolar e Gestão Pública
O livro da professora Ester Assalin está disponível para venda no site da editora Appris, americanas. Amazon e diversas outras papelarias.