Educação de Alta Floresta conquista concurso público

Luta coletiva dos servidores públicos terá vagas para educação e saúde, duas áreas com maior demanda

Publicado: 15/07/2022 17:51 | Última modificação: 15/07/2022 17:51

REPRODUÇÃO

A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Alta Floresta (789 km da capital) comemora a conquista da categoria, após o anúncio, no último dia 11 de julho, da abertura do Concurso Público para o mês de dezembro. A vitória, fruto da luta de mais de dez anos de luta, veio com o termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público do Estado de Mato Grosso e o município de Alta Floresta.

A presidente da subsede do Sintep/Alta Floresta, Ilmarli Teixeira destaca que a luta incansável por concurso público é ponto de pauta há muitos anos, inclusive em outras gestões.

Sintep-MT
Presidente do Sintep/Alta Floresta Ilmarli Teixeira

Segundo a dirigente do Sintep/Alta Floresta, 60% do quadro de servidores da educação no município são temporários. “Há um prejuízo enorme no processo pedagógico, dada a alta rotatividade de trabalhadores.

O acordo (TAC) estabelecido entre o MPE e a prefeitura prevê que a administração municipal organize a publicação do edital, ainda em setembro de 2022. “Nossa defesa é para um concurso público com quadro real de vagas e cadastro de reserva com posse prevista   para o primeiro semestre de 2023”, destacou.

MPE e Prefeitura assinam TAC

Ilmarli ressalta ainda a forte colaboração da presidente do Conselho Municipal de Educação, que representa o Sintep na instituição, e destaca a luta recorrente da categoria, agora também para a reestruturação do Plano de Cargo Carreira e Salário (PCCS).

“Não podemos trabalhar com os retrocessos daquilo que é a manutenção da garantia e dos direitos dos trabalhadores em educação; precisamos avançar e ressignificar nossas ações, para a qualidade do ensino, que é nosso maior objetivo