Dirigentes sindicais defendem o cumprimento do Piso Salarial em Barra do Garças
Estudos orçamentários apresentados em audiência avançam o diálogo com o executivo
Publicado: 05/02/2025 19:01 | Última modificação: 05/02/2025 19:01
Escrito por: Roseli Riechelmann

A direção da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), em Barra do Garças, participou quarta-feira (04/02) da primeira reunião com representantes do executivo municipal para tratar da recomposição do piso salarial profissional da categoria em 2025. O objetivo é buscar negociação para cobrir a defasagem salarial no município, atualmente em 26,5%, em relação ao que determina a Lei federal nº 11.738/2008.
A audiência com participação do secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes, apresentou os estudos orçamentários que constatam a possibilidade de assegurar a valorização dos educadores da rede municipal. Segundo Henrique Lopes, a audiência foi “bastante produtiva”.
O diálogo foi realizado com o vice-prefeito, professor Sivirino Souza, o secretário de educação e sua equipe, onde foi destacado pelo dirigente estadual, a defesa pelo cumprimento do direito dos trabalhadores da educação, de Barra do Garças.
Conforme Henrique Lopes, os estudos feitos sobre o orçamento apontam para a viabilidade da implementação do Piso Nacional, em Barra do Garças. “Com base nas projeções feitas pelos técnicos da secretaria do Tesouro Nacional, existem receitas para avançar”, destacou.

O presidente da subsede do Sintep/Barra do Garças, Gibran Freitas, saiu da audiência otimista, após o diálogo que foi reforçado com os estudos apresentados. “Agradeço ao Henrique por mais uma vez contribuir conosco aqui em Barra e tenho a certeza de que vamos conseguir avançar para garantir o direito para os profissionais de apoio, técnicos e professores”, afirmou.
A reunião contou ainda com a participação de diretores da subsede do Sintep/Barra do Garças /Pontal do Araguaia como, o diretor regional do Sintep-MT, leste I, Vale do Araguaia, Omar Cirino, o vice-presidente da subsede, professor Ivan, e o secretário de Finanças, Adauberam Manoel de Freitas.
Acompanhe a fala dos dirigentes