Dirigentes do Sintep-MT participam da 10ª Conferência Estadual de Saúde

O grupo debaterá as propostas recebidas das Conferências Municipais de Saúde para definir as diretrizes para a elaboração do Plano Plurianual de 2024-2027.

Publicado: 24/05/2023 16:39 | Última modificação: 24/05/2023 16:39

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT.

Representantes do Sintep-MT participam da Conferência Estadual de Saúde: a conselheira suplente, pelo Sintep-MT, no Conselho Estadual de Saúde, Maria Luiza Zaniratto, ao lado dos dirigentes do Sintep-MT, Klebis Marciano e a profesosra Edina Martins.

A 10ª Conferência Estadual de Saúde em Mato Grosso, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio do Conselho Estadual de Saúde (CES), começou nesta terça-feira (23.05), em Cuiabá e segue até sexta-feira (26.05).

A Conferência que tem cerca de 800 pessoas inscritas e conta com a participação dos dirigentes do Sintep-MT, Edina Martins e Klebis Marciano como observadores e da membro suplente do Conselho Estadual de Saúde pelo Sintep-MT, Maria Luiza Zaniratto.

O grupo debaterá as propostas recebidas das Conferências Municipais de Saúde para definir as diretrizes para a elaboração do Plano Plurianual de 2024-2027 da Saúde Pública do Estado de Mato Grosso.

Entre os temas a serem debatidos durante os três dias de encontro estão “o Brasil que temos e o Brasil que queremos”; “o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas” e o mote “amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

A doutora Lucinéia Soares, palestrante de um dos painéis, destacou que a Conferência tem grandes desafios a serem debatidos. “As discussões aqui seguem a temática nacional, que tem um conceito mais amplo de saúde, um sistema democrático que engloba desde moradia, alimentação, emprego, prevenção e não meramente uma saúde assistencial. É reafirmar que o SUS deve ser baseado em princípios como universalidade, equidade, regionalização, então, é um momento de valorizar nossas conquistas até aqui, mas também de pensar nosso futuro no que diz respeito à saúde pública”, disse.

Para Maria Luiza Zaniratto, que é dirigente do Sintep-MT e suplente no Conselho Estadual de Saúde, é preciso que o olhar do poder público para saúde seja, de fato, democratizar a saúde pública, investindo em qualidade de vida da população. “Nós enquanto representantes da Educação no Conselho, trazemos sempre contribuições que vão para além de um sistema que só atende uma pequena parcela do problema. Queremos propor aqui, políticas públicas que façam um acompanhamento mais profundo sobre a qualidade de vida da população, o que inclui, por exemplo, a qualidade da alimentação que os estudantes recebem nas escolas, o acesso a um cardápio saudável e condições salubres em casa. Temos que ir para um olhar que ultrapassa as paredes de um hospital, de uma unidade de saúde, e que comece a compreender saúde como algo mais amplo, que vai desde as condições de trabalho dos mantenedores da casa, até a forma como aquela família lida com questões relacionadas à saúde e bem estar”, destacou Maria Luiza.

Ainda na conferência, está prevista a apresentação e votação das propostas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde e eleição de delegados para o encontro nacional.

17ª Conferência Nacional de Saúde

Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia” este é o tema da 17ª Conferência Nacional de Saúde a ser realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde. A Conferência acontece a cada quatro anos, sendo um espaço democrático de diálogo entre governo e sociedade civil, um momento de escutar a população para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).