Dirigentes do Sintep-MT debatem encaminhamentos ao Conselho de Representantes deste final de semana

As análises recaem sobre os apontamentos trazidos dos debates com trabalhadores da educação nas subsedes do sindicato, em todo o estado

Publicado: 19/05/2023 18:55 | Última modificação: 19/05/2023 18:55

Sintep-MT /Edevaldo José

Os dirigentes estaduais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) preparam o debate do 2º Conselho de Representantes, que acontecerá sábado e domingo (20 e 21/05). A direção central e os 15 diretores regionais encaminharam para discussão pontos relacionados aos desafios dos trabalhadores das redes municipais, rede estadual e pautas administrativas, já debatidas pelos profissionais da base durante as Assembleias municipais que antecederam o Conselho.

Com base nas resoluções definidas no primeiro Conselho de Representantes de 2023, no mês de fevereiro, o enfrentamento em ambas as redes recaiu sobre as questões salariais, com a prática recorrente do estado e de vários municípios no descumprimento da lei federal do Piso Salarial Profissional Nacional (11.738/2008) e desconsiderar a valorização salarial dos trabalhadores da educação.

Sintep-MT/Edevaldo José
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, conduz os debates sobre os desafios em ambas as redes (municipais e estadual)

Os desafios em ambas as redes (municipais e estadual) foram agravados com a política de redimensionamento do governo Mauro Mendes, que sobrecarregou as redes municipais trazendo, entre outras complicações, prejuízos ao transporte escolar. O cenário foi reavaliado e proposições e encaminhamentos foram deliberados para serem debatidos durante o Conselho de maio.

As pautas da rede estadual também integraram os debates nas Assembleias das subsedes do Sintep-MT. O foco dos profissionais do estado está no desmonte da legislação da carreira, trazido pela gestão Mauro Mendes, agravados com a desvalorização salarial e profissional.

Sintep-MT/Edevaldo José
Os debates foram feitos de forma presencial e virtual

Uma das pautas em debate neste final de semana será a realização de uma grande marcha estadual para o mês de junho. “Entramos num patamar em que não aceitaremos mais as tentativas do governo em ganhar tempo para desmontar cada vez mais as conquistas dos trabalhadores da educação. Desde de 2019 o que temos conseguido diante do nosso empenho, em buscar o diálogo, foram perdas e descaso. Mas nossa resistência e maior e continuamos mobilizados e organizados para alcançar as reivindicações da categoria”, destaca o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.

O quê – Conselho de Representantes do Sintep-MT
Quando – dia 20/05, das 8h às 18h e, dia 21/05, das 8h às 14h
Onde – sede do Sintep-MT – em Cuiabá

Veja as fotos no facebook do Sintep-MT