Dirigentes do Sintep-MT debatem desafios e reforçam defesa da educação pública
Debate coletivo promove momento de renovação e consciência de classe
Publicado: 25/10/2025 15:28 | Última modificação: 25/10/2025 15:28
Escrito por: Roseli Riechelmann
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep-MT), Henrique Lopes, abriu neste sábado (25/10) o 9º Encontro Estadual de Dirigentes das Subsedes da entidade, destacando o evento como um espaço de construção coletiva de respostas aos problemas enfrentados nas escolas e de fortalecimento da defesa da educação pública.
“Defender a educação pública é defender o pão de cada dia dos profissionais da educação”, afirmou Henrique Lopes.
Durante sua fala, o presidente apresentou a agenda da Semana do Servidor Público, que reforça a luta pelos direitos da categoria e a defesa dos serviços públicos. A programação inclui um Ato Público na próxima segunda-feira (27/10), para cobrar o pagamento do passivo de 19,52% da Revisão Geral Anual (RGA), ainda não quitado pelo governo Mauro Mendes, e manifestar posição contrária ao projeto da Reforma Administrativa.
.jpeg)
A vice-presidente do Sintep-MT, María Celma Oliveirah, ressaltou que o encontro é voltado aos dirigentes e, por isso, cada participante tem o compromisso de replicar as informações e fortalecer o diálogo com a categoria em seus municípios. Ela destacou dois pontos centrais para o debate também junto à sociedade.
Celma reafirmou o posicionamento contra a Reforma Administrativa; “O projeto não prejudica apenas os servidores, mas impacta diretamente o funcionamento das creches, escolas públicas e postos de saúde. É um verdadeiro desmonte dos serviços prestados à população”, alertou. Celma também lembrou o Outubro Rosa, enfatizando a importância da solidariedade às mulheres em tratamento e da prevenção como cuidado essencial a todos.

A secretária-geral do Sintep-MT, Ester Assalin, destacou que o encontro representa um momento de renovação da consciência de classe e de reafirmação da luta pela valorização da educação pública nos espaços das subsedes.
Na mesma linha, a primeira-secretária da entidade, Catarina Francisca, reforçou a importância da unidade. “Se os profissionais ativos estão achando difícil fazer a luta, esperem se aposentar para ver o tamanho das perdas. A luta tem que ser agora”, afirmou.
O encontro também contou com a apresentação e homenagem aos novos dirigentes das subsedes, reconhecendo o compromisso de quem assume a linha de frente da luta sindical nos municípios.
.jpeg)
O professor aposentado João Monlevade, sindicalista emérito do Sintep-MT e com mais de 50 anos dedicados à educação e à profissionalização dos trabalhadores da área, deixou uma mensagem de incentivo aos novos dirigentes. “A profissionalização condena as pessoas à felicidade”, afirmou. Para ele, “a educação é um direito de todos, e a profissionalização é parte fundamental desse processo”.
O 9ª Encontro de Dirigentes prossegue com debates e plenária sindical durante todo o sábado.




