Dirigentes do Sintep-MT acompanham assembleia que define indicativo de greve em Ipiranga do Norte

Prefeito descumpre prazo e ameaça aprovação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários na rede municipal

Publicado: 13/03/2024 18:12 | Última modificação: 13/03/2024 18:12

Reprodução

Na noite de terça-feira (12/03), a assembleia dos profissionais da educação da rede municipal de Ipiranga do Norte (450 km de Cuiabá), com participação de dirigentes estaduais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), deliberou por um indicativo de greve a partir da próxima segunda-feira (18/03). A mobilização surge devido à falta de resposta do prefeito em relação ao encaminhamento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para votação na Câmara Municipal.

Na semana anterior, em sua primeira assembleia, realizada em 6 de março, a categoria decidiu entrar em estado de alerta devido ao descumprimento do prazo pela prefeitura para retorno da avaliação do Plano. Embora uma comissão paritária entre dirigentes sindicais, trabalhadores da educação municipal e representantes da administração tenha elaborado o documento, o executivo solicitou um prazo adicional para avaliação mais aprofundada. No entanto, esse prazo expirou sem resposta da prefeitura ou envio do projeto de lei para apreciação na Câmara de Vereadores.

Reprodução
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, ao fundo Kleber Solera, em atividade no município de Ipiranga do Norte

"Estamos em um ano eleitoral em que os prazos para aprovação de novos projetos estão limitados até 9 de abril. Se não houver resposta à nossa reivindicação, os trabalhadores da educação municipal ficarão mais um ano sem valorização e direitos na carreira", destacou Valdeir Pereira, presidente do Sintep-MT, que acompanhou e esclareceu questões para os profissionais.

Valdeir enfatizou que a mobilização é um direito legítimo, porém, salientou que a melhor greve é aquela que não ocorre. "Para isso, é necessário que o prefeito respeite a categoria", acrescentou.
A assembleia contou também com a presença do diretor regional da Nortão III, Vale do Teles Pires, Kleber Solera. Os dirigentes estaduais estão em visita a diversos municípios que estão passando por negociações salariais e na carreira.

Profissionais reunidos na Assembleia que deliberou indicativo de greve na rede municipal

Nesta quarta-feira (13), a partir das 18 horas, ocorrerá a Assembleia Geral da rede municipal de Sinop. Em pauta estará o desmantelamento promovido na educação municipal, com a ausência de profissionais de apoio, e o debate sobre a parceria milionária da prefeitura com a Fundação Getúlio Vargas.