Direção regional Nortão I dá posse a diretoria da subsede de Novo Mundo

Composição da direção ganha força com pluralidade de trabalhadores da educação

Publicado: 25/11/2022 15:32 | Última modificação: 25/11/2022 15:32

Sintep-MT/subsede Novo Mundo
Nova diretoria da subsede do Sintep-MT em Novo Mundo

A diretoria regional do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Nortão I, Alto do Teles Pires, deu posse ontem (24/11) a nova diretoria da subsede de Novo Mundo (775 km ao norte de Cuiabá). Quatro dirigentes assumem as defesas da categoria no município: a presidente, Valdenice Antônio de Almeida; vice-presidente, Maria Elizângela Almeida; secretária, Joelma Feitosa de Souza; tesoureiro, Adriano Mafine Balbino.

A nova diretoria traz duas características importantes. Dentro das defesas da igualdade de gênero, a nova composição da subsede avança com prevalência feminina. Mas uma das conquistas foi conseguir compor uma chapa plural e unificada com representação do segmento de funcionários e docentes da educação, tendo na presidência uma representante do cargo Apoio Administrativo Educacional.

Para o diretor regional, Fernando Assis, acredita que a atual composição da subsede do Sintep/Novo Mundo, caracteriza a luta sindical pela unificação da carreira dos trabalhadores da educação. Segundo o dirigente, Novo Mundo é um município forte com histórico de enfrentamentos e conquistas, mas também vítima de ataques das administrações municipais no desmonte da carreira.

“O grande desafio dessa nova diretoria será fortalecer a organização da carreira, com unidade para atingir metas como valorização salarial e o cumprimento do piso salarial, que, em 2022, não foi reajustado conforme a Lei 11.738/2008”, destacou.

A presidente eleita da subsede do Sintep/Novo Mundo, Valdenice Almeida, reafirma as metas citadas por Fernando Assis. “Nossa luta é por manter a categoria unificada, defender nossos direitos adquiridos, entre os quais a valorização profissional e assim fortalecermos e ampliarmos as ações sindicais”, concluiu.