Dilatado o prazo para as Etapas da CONAPE-MT


A prorrogação se deve ao período de recesso escolar do mês de julho, que poderia comprometer a realização em tempo hábil das plenárias.

Publicado: 09/07/2021 17:31 | Última modificação: 09/07/2021 17:31

Escrito por: Andressa Boa Sorte

Sintep-MT
A Conferência Nacional Popular de Educação 2022 (Conape 2022) está em construção. Seu sucesso depende da militância da educação!

O Fórum Estadual Popular de Educação (FEPE) decidiu prorrogar os prazos para a realização das etapas municipais e regionais da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), devido ao período de recesso escolar do mês de julho, que poderia comprometer a realização em tempo hábil das plenárias.

Com o novo calendário, os prazos ficaram assim: -Etapas Municipais (virtual): 28/7 a 5/09/21; -Etapas Regionais (virtual): 06/9 a 3/10/21; -Etapa Estadual (virtual): 29/10/21; -Etapa Nacional (presencial, possivelmente no Rio Grande de Norte: (09 a 12/06/22). As etapas livres e temáticas devem ocorrer durante todo o ano de 2021, conforme a organização de cada entidade, considerando que estas etapas possuem caráter mobilizador.

A coordenadora do Fórum Estadual Popular de Educação (FEPE) e secretária de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Guelda Andrade, destaca a relevância de um debate amplo e com participação massiva de entidades e representantes da sociedade que também compartilham o ideal de uma educação pública gratuita que seja, de fato, de qualidade e inclusiva.

“É necessário fazermos a resistência e cito aqui um pensamento de Paulo Freire, que diz ‘o mundo não é, o mundo está sendo’. Não somos objetos passivos da história, fazemos parte deste processo histórico e por isso precisamos nos organizar enquanto classe trabalhadora. Por isso eu conclamo a todos que estão, assim como eu, indignados com tudo que temos vivido nesse país desde o golpe de 2016, que somem forças conosco na Conape 2021. Vamos dialogar, debater ideias e buscar soluções para estarmos juntos na etapa nacional e contribuir com a construção do novo plano nacional que vamos defender como proposta”, disse Guelda.

A coordenadora do Fórum destacou ainda que “o objetivo geral da CONAPE 2022 é mobilizar todos os setores e segmentos da educação nacional dedicados à defesa do Estado democrático de direito, da Constituição Federal de 1988, do Plano Nacional de Educação e de um projeto de Estado que garanta educação pública, com a mais ampla abrangência, de gestão pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para todas e todos, para consolidar uma plataforma comum de lutas pela educação no país”.

NOVO CALENDÁRIO PARA AS ETAPAS MUNICIPAIS E REGIONAIS

Sintep-MT
Etapas Municipais e regionais da Conferência Nacional Popular de Educação - Mato Grosso

Sobre a Conape 2022

A Conape 2022 foca no debate sobre “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”. Seu lema, “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”, dialogam com os enfrentamentos apresentados à maior parte da população, que é a classe trabalhadora.

Fonte: Assessoria/Sintep-MT.