Dia do Aposentado do Sintep-MT é marcado por reencontros, festa e disposição para a luta

O evento reuniu os trabalhadores da educação, de diferentes regionais sindicais, pela primeira vez, após crise da pandemia.

Publicado: 25/01/2023 13:04 | Última modificação: 25/01/2023 13:04

Sintep-MT/Francisco Alves
Participantes das atividades do dia do aposentado/a em foto oficial

Cerca de 200 profissionais da educação aposentados desfrutaram nesta terça-feira (24/01) de um dia de comemoração, dentro da programação do Dia do Aposentado, do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT).

Ainda muito cedo, ônibus turísticos chegaram à Chácara de Lazer do Sintep-MT, na região do Coxipó do Ouro, em Cuiabá, cerca de 20 quilômetros da sede do Sintep-MT, no bairro Bandeirantes, com os homenageados. Na entrada foram presenteados com camiseta alusiva à data. Durante todo dia, música, jogos de tabuleiro, sinuca, gincanas, dança e até shows. Um, de stand up, com a dupla “As Comadres”, e outro de canções regionais, tocadas na viola de cocho. Todos talentos oriundos do plano B, de educadores aposentados. As práticas aquáticas foram favorecidas pelo clima quente, que oportunizou mergulhos e atividades na piscina.

Sintep-MT/Francisco Alves

Recebidos com as boas-vindas pelo presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, os aposentados da educação puderam desfrutar de toda a estrutura oferecida na Chácara “Essa é a casa de vocês, um espaço para diversão e recreação daqueles que ajudaram e ajudam nas lutas e conquistas da categoria”, destacou.

A secretária de Seguridade Social do Sintep-MT, Angelina de Oliveira Costa, lembrou que os tempos difíceis, numa referência às perdas salariais que os aposentados da educação estadual enfrentam com o confisco das aposentadorias, contudo o reencontro fortalece. “Em que pese os desafios temos muito a comemorar”, afirmou.

Sintep-MT/Francisco Alves
A música e animação promoveu o limpa banco, fazendo todos participarem

Na oportunidade, a veterana Ivanildes Ferreira dos Santos, professora aposentada desde a década de 90, falou sobre a importância dos aposentados estarem juntos no Sindicato. “Nós temos que estar à frente da luta, nós construímos as conquistas que hoje todos vivenciam. Diante do que está posto no cenário político de Mato Grosso, teremos que voltar para as ruas e encabeçar a luta, para darmos o exemplo. Celebrar o dia do Aposentado num espaço que é nosso é muito gratificante para quem participou e ajudou na construção desse sonho e contribuiu para a realização dessa conquista”, concluiu.

Sintep-MT/Francisco Alves
Chácara de Lazer do Sintep-MT foi palco do reencontro e da diversão

Veja a galeria de fotos do Dia do/a Aposentado/a do Sintep-MT, (24/01/23)