Sintep-MT realiza a XIX edição do Congresso Estadual de 19 a 22 de fevereiro
Delegados eleitos em todo o estado debatem o PNE e os desafios da educação pública
Publicado: 11/02/2026 15:58 | Última modificação: 11/02/2026 15:58
Escrito por: Roseli Riechelmann
Entra na fase final a organização do XIX Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), que será realizado entre os dias 19 e 22 de fevereiro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Considerado a maior instância deliberativa da entidade, o Congresso ocorre a cada dois anos e reunirá delegados e delegadas eleitos nas etapas municipais e regionais.
O tema central desta edição será “PNE: Ressignificar o acesso à educação como direito humano”, orientando os debates sobre a conjuntura educacional, política e sindical, além da defesa da educação pública e dos direitos humanos. Participam do evento professores e funcionários de escolas, ativos e aposentados, representantes da base sindical em todo o estado.
Para a coordenadora do XIX Congresso Estadual do Sintep-MT, Guelda Andrade, secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o momento é decisivo. “O Congresso do Sintep-MT traz uma responsabilidade muito grande, que tem no cerne do debate o Plano Nacional de Educação, que está no Senado Federal para aprovação”, destaca.
.jpeg)
Segundo a dirigente, em um contexto marcado pela conjuntura de 2026, ano eleitoral, a aprovação do Plano Nacional de Educação é estratégica para assegurar uma educação pública de qualidade, gratuita, democrática, com gestão pública e desmilitarizada.
“O PNE é uma referência para o projeto de soberania do país, um projeto que dialoga com a diversidade do território brasileiro e respeita todas as diferenças existentes no país. Para garantir a soberania do povo brasileiro, precisamos aprovar esse projeto de educação que dê conta garantir acesso, permanecia e qualidade na educação pública e gratuita neste país”, afirma.
Programação
As atividades do XIX Congresso iniciam na quinta-feira (19/02), às 15h30, com apresentação cultural, seguida da leitura do regimento e da análise da conjuntura. Na sexta-feira e no sábado pela manhã, os debates serão dedicados a três temas estruturantes: “PNE: Ressignificar o acesso à educação como direito humano, considerando a democracia, o meio ambiente e a sustentabilidade”; “A privatização e a mercantilização que desqualificam e desumanizam a educação pública”; e “O movimento sindical frente aos desafios da nova formatação do mundo do trabalho”.
Na parte da tarde de sábado ocorrem as oficinas temáticas — Balanço Sindical e Estatuto; Financiamento da Educação; Política Educacional; Política Permanente e Plano de Lutas. Divididos em grupos, cada um formulará encaminhamentos e propostas a serem apreciadas no domingo, na plenária final, quando ocorrem ainda a aprovação de moções e o encerramento das atividades com a Assembleia Estatutária.




