CUT-MT realiza Seminário em celebração aos 40 anos da Central no país


A Organização das Mulheres Mato-grossenses responsável pelo evento tratará sobre o protagonismo feminino dentro do momento política em que a Central comemora vitórias do passado e no presente

Publicado: 14/06/2023 19:24 | Última modificação: 14/06/2023 19:24

Escrito por: Redação/CUT-MT

CUT-MT
A Organização das Mulheres Mato-grossenses rumo ao CECUT, CONCUT e para a 7ª Marcha das Margaridas.

A secretaria de Mulheres Trabalhadoras da Central Única dos Trabalhadores em Mato Grosso (CUT-MT) celebra os 40 anos da CUT Brasil com Seminário das Mulheres, com o tema a luta das mulheres trabalhadoras, o Congresso Nacional da CUT (CONCUT) e Congresso Estadual da CUT- MT (CECUT) e a Marcha das Margaridas 2023. A atividade será sábado, dia 17/06/2023, das 8h às 17h, na sede da entidade em Cuiabá, Rua São Benedito, 874, bairro Areão.

A atividade que será dividida em dois momentos, terá na parte da manhã o Seminário reunindo palestrantes históricos na construção do movimento em Mato Grosso, como Vera Lúcia Pereira Araújo; Sônia Rocha; Geremias dos Santos; Valfran Miguel dos Santos; Rosa Neide Sandes de Almeida; e o atual presidente da CUT-MT, Henrique Lopes. 

“Nosso seminário ocorrerá num momento duplamente histórico para a CUT-MT, pois reafirma as defesas que constituíram o movimento da classe trabalhadora, num período em que o país retoma o processo democrático, com a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à presidência do Brasil”, destaca a secretária de mulheres da CUT-MT, Angelina Oliveira.

CUT-MT/Francisco Alves
Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-MT, Angelina de Oliveira Costa

Mulheres

No período da tarde, o encontro continua com a organização de mulheres mato-grossenses debatendo as ações pelos direitos das mulheres trabalhadoras, na busca por igualdade de gênero e as questões sociais relevantes para o segmento. Os pontos destacados serão pautas do CECUT e o  14º CONCUT.

Por fim, as representantes de Mato Grosso elaborarão as ações para a 7ª Marcha das Margaridas, 14 e 15 de agosto de 2023. O evento reúne mulheres do campo, da floresta, das águas e da cidade em uma mobilização pela valorização do trabalho feminino e pela luta contra todas as formas de violência e opressão. 

As inscrições para o evento podem ser feitas até amanhã, quinta-feira (15/06) através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdB_XP5Etr1gyTlqPCHdSs1IdN901zEPGeY-PBtng6LnSX_lQ/viewform

CUT-MT