CUT-MT debate no 13º Congresso planos de luta da classe trabalhadora no estado

13º CECUT elegerá nova direção da central e agenda para o 14º CONTCUT “Luta, direitos e democracia que transformam vidas”.

Publicado: 21/07/2023 16:17 | Última modificação: 21/07/2023 16:17

Escrito por: CUT-MT

CUT-MT

A Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT) realiza a partir de hoje (21/07) até domingo (23), na sede central da entidade, em Cuiabá, o 13º Congresso Estadual da CUT-MT (CECUT) “Luta, direitos e democracia que transformam vidas”. A abertura será às 17h30, com a participação de aproximadamente 120 delegados e delegadas, eleitos nas Assembleias dos sindicatos cutistas. O CECUT será um espaço para deliberações do plano de lutas estadual e eleição da nova diretoria da CUT-MT (2023-2026).

A CUT-MT comemora os 35 anos de luta estadual e reafirma o papel fundamental desta Central nas conquistas da classe trabalhadora em todo o país. Após um período de golpe na democracia brasileira, iniciado em 2016 e derrotado nas urnas em 2022, fortalecem a resistência dos trabalhadores e trabalhadoras do movimento cutista e comemoram o resgate da democracia.

“A eleição do presidente Lula e o retorno mínimo da normalidade democrática no Brasil, nos possibilitam a tentativa de reversão de parte das perdas que os trabalhadores tiveram com o golpe de 2016, que impôs um regime fiscal de congelamento de investimentos na educação, saúde; apontou para uma reforma trabalhista, que precarizou ainda mais as condições de trabalho; implantou um ensino prejudicial para os filhos da classe trabalhadora; e, apontou para um processo de terceirização desenfreada, sem limites”, aponta o presidente estadual da CUT-MT, professor Henrique Lopes.

Francisco Alves
Presidente da CUT-MT, Henrique Lopes

O CECUT e o CONCUT ocorrem num momento de muita expectativa para a classe trabalhadora e para os pais. O presidente da CUT-MT elenca como expectativa uma nova agenda que consolide a reconstrução dos direitos humanos, igualdade de condições no mercado de trabalho, respeito aos direitos das mulheres e que aponte para conquistas para os trabalhadores.

“Em se tratando das lutas estaduais não é diferente, apesar do modelo desenvolvido estadual, infelizmente, estar voltado para a questão agroexportadora, que privilegia de forma exacerbada as isenções e renúncias fiscais e que aponta, inclusive, para o processo de empobrecimento dos trabalhadores, com congelamento de salários. Enfim, uma agenda de austeridade. Nosso plano de lutas terá que apontar para lutas diária com possibilidade de superar esse modelo arcaico que privilegia alguns em detrimento dos outros”, destaca o presidente.

As centrais regionais da CUT, em todo o país, seguem agendas semelhantes com deliberações para o 14º CONCUT, que em 2023 celebra os 40 anos de fundação da CUT Brasil e traz como tema “Luta, direitos e democracia que transformam vidas”.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO 13 CECUT-MT

Dia 21/7 Sexta – feira.
Noturno.

16h – Credenciamento.
17h37min. – Comemoração dos 40 Anos de CUT Nacional e 35 Anos da CUT-MT:
Antônia Aparecida Aguiar Oliveira (Sec. de Cultura da CUT-MT).
18h13min. – Mesa de Autoridades.
18h30 – O Movimento Político Mundial, o Estado brasileiro como Nação Soberana, as Mudanças no Mundo do Trabalho e o valioso pilar da Democracia.
Palestrante: Profº. José Jaconias da Silva (UFMT).
Coordenação: Guelda Andrade (Sec. Geral da CUT-MT).
Joacira S. R. de Almeida (Sec. de Combate ao Racismo da CUT-MT).
19h – Credenciamento Suspenso.
20h – Encerramento.

Dia 22/7 Sábado.
Matutino.

8h – Reabertura do Credenciamento.
8h13min. – Leitura e Aprovação do Regimento.
9h – Painel 1 – Os desafios da educação pública como a principal formadora de mão de-obra, frente ao fortalecimento e a organização dos sindicatos cutistas dos/as trabalhadores/as e futuros/as trabalhadores/as.
Palestrante: Profº. Heleno Araújo Filho (Presidente da CNTE).
Rodrigo Lopes Brito (Vice-presidente do Diap).
Coordenação: Maria Celma de Oliveira (Vice-Presidente da CUT-MT).
Luzia Machado de Melo (Dir. Estadual da CUT- MT).
10h13min. – Encerramento do Credenciamento dos/as Titulares.
10h15min. – Abertura do Credenciamento dos/as Suplentes.
12h 13min. – Almoço.
13h 13min. – Encerramento do Credenciamento dos/as Suplentes.
Vespertino.
14h13min. – Painel 2 – O protagonismo político da CUT no cenário nacional, os desafios. organizacionais e a soberania brasileira.
Palestrante: Profº. Esp. Gilmar Soares Ferreira (Sintep-MT).
Coordenação: (CUT-MT).
16h – Grupo de Trabalho – Plano de Lutas da CUT-MT.
Debater o que é tático, e estratégico para a Organização Sindical em Mato Grosso e o Fortalecimento da CUT-MT no interior do Estado.
18h– Encerramento.
18h13min. – Happy Hour.

Dia 23/7 Domingo.
Matutino.

8h45m.: Plenária final.
Coordenação: Henrique Lopes do Nascimento (Presidente da CUT-MT).
Maria Celma de Oliveira (Vice-Presidenta da CUT-MT).
Guelda Andrade (Secretária Geral da CUT-MT).
9h às 10h30min.: Inscrição de Chapa.
12h – Posse da nova Direção da CUT-MT.
12h13min.: Encerramento.
12h30min.: Almoço.