Covid-19: Ômicron já foi detectada em 17 países


Cientistas querem saber se a variante é mais transmissível, resistente às vacinas ou mais letal. No momento, ainda há poucas informações

Publicado: 30/11/2021 12:28 | Última modificação: 30/11/2021 12:28

Escrito por: Redação/CUT

REPRODUÇÃO/VIKTOR FORGACS/UNSPLASH

A nova cepa do coronavírus, a ômicron, identificada na África do Sul, já foi detectada em pelo menos 17 países, 11 deles apenas na Europa, que já enfrentava uma piora da pandemia de Covid-19 mesmo antes do surgimento da variante.

No Brasil, ainda não há registros de casos da variante ômicron, no entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) monitora um brasileiro com passagem pela África do Sul que testou positivo para Covid-19 ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Apesar de não ainda haver a confirmação da variante, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) passou a monitorar seis pessoas que também estavam no voo, e foram para o Paraná posteriormente.

A nova linhagem do vírus ainda está sob análises de cientistas de diversos países e pouco se sabe sobre seus efeitos. O que eles querem saber é se ela é mais transmissível, resistente às vacinas ou mais letal. A ômicron foi relatada pela primeira vez à Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 24 de novembro.

Após a descoberta da ômicron, que apresenta mais de 30 mutações na proteína usada pelo vírus para entrar nas células humanas, o debate sobre a desigualdade vacinal veio novamente à tona. De acordo com dados da OMS, até o final de novembro, os países pobres só haviam conseguido vacinar 3% de suas populações com duas doses. Enquanto isso, 60% dos habitantes das nações com alta renda tinham completado o esquema vacinal.

No Japão, as autoridades de saúde confirmaram o primeiro caso da variante Ômicron no país, de acordo com a agência de notícia Kyodo.O ministro da Saúde, Shigeyuki Goto, disse que um viajante vindo da Namíbia testou positivo para a Covid-19 ao chegar no aeroporto.

Bélgica também registrou um caso da nova variante da Covid-19.O caso foi identificado em um viajante que voltava do Egito para a Bélgica no dia 11 de novembro.

A Inglaterra detectou três casos da variante ômicron no último domingo (28). As informações foram divulgadas pelo secretário de Saúde do Reino Unido, Sajid Javid.

Nesta segunda (29), a Escócia confirmou seis casos da nova cepa da Covid-19. Os casos escoceses estão nas áreas de Glasgow e Lanarkshire, de acordo com um comunicado à imprensa do governo.

Portugal anunciou, nesta segunda (29), que foram identificados 13 casos da variante Ômicron ligados a um time de futebol de Lisboa. Um dos atletas viajou para a África do Sul recentemente.

A Espanha detectou seu primeiro caso da variante Ômicron do coronavírus em um viajante vindo da África do Sul.
A ômicron já teve casos confirmados em:

África do Sul

Alemanha

Austrália

Áustria

Bélgica

Botsuana

Canadá

Dinamarca

Espanha

Holanda

Hong Kong

Israel

Itália

Portugal

Reino Unido

República Tcheca

Suécia

Casos e mortes no Brasil

Em 24 horas, o Brasil registrou 114 mortes por Covid-19, totalizando 614.428 óbitos desde o início da pandemia.

No mesmo período, foram confirmados 4.293 novos casos, totalizando 22.083.034 brasileiros que já tiveram ou têm o novo coronavírus.