Conselhos Diretivos organizam políticas sindicais das subsedes do Sintep-MT

Os conselhos diretivos são um momento na agenda do Sindicato para organização, funcionamento, expansão das políticas sindicais.

Publicado: 29/04/2022 17:57 | Última modificação: 29/04/2022 17:57

Escrito por: Roseli Riechelmann/Sintep-MT

Sintep-MT
Conselho Diretivo da regional Médio Norte - municípios de Arenápolis, Nortelândia, Barra do Bugres, Nova Olímpia, Denise, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Santo Afonso, Nova Marilândia, Porto Estrela e Sapezal

Os 15 polos regionais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) realizam entre os meses de abril e maio os Conselhos Diretivos da entidade. O objetivo é traçar as estratégias com os dirigentes municipais, para avançar nas defesas prioritárias da categoria. Neste momento, os debates têm destacado temas como recomposição salarial de 33,24% atrelada a ampliação do valor aluno ano do Fundeb e ainda, as eleições do Sintep-MT 2022.

Na regional Oeste I, Baixada Cuiabana, que integra dois, dos maiores municípios do estado; Cuiabá e Várzea Grade, os debates ocorreram dia 23 de abril. O Conselho Diretivo da regional reuniu os presidentes das nove subsedes do SIntep-MT (Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Acorizal, Jangada, e Barão de Melgaço,) todos trazendo com desafio as lutas com as prefeituras para assegurar o cumprimento da Lei 11.738/98, que estabelece o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), para a categoria.

Sintep-MT/Subsede Jaciara
Conselho Diretivo da regional Sul II, municípios de Jaciara, Juscimeira, São Pedro da Cipa, Paranatinga, Primavera do Leste, Dom Aquino, Poxoréu, Planalto da Serra , Campo Verde e Nova Brasilândia

Segundo Ricardo Assis, dirigente da regional Oeste I, as mentiras e equívocos no entendimento dos percentuais a serem corrigidos sobre o piso salarial, principalmente nas redes municipais têm trazido impasse nas negociações entre o Sindicato e os prefeitos. “Nossa atuação é mobilizar os companheiros para uma ação propositiva, na tentativa e assegurar a aplicação da lei da recomposição salarial, pois o retrocesso está institucionalizado”, destaca.

Também a regional Nortão II, reunindo cinco municípios (Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Monte Verde e Paranaíta), fez o Conselho Diretivo e oportunizou, entre as pautas, as orientações sobre as Eleições do Sintep-MT 2022 e também a importância da organização Jurídica das subsedes. Os questionamentos sobre piso salarial e outras demandas fortaleceram as ações para a luta sindical avançar nas defesas da categoria.

“Estamos saindo de quase dois anos de pandemia, período em que os governos atropelaram direitos. Precisamos agora fomentar a luta e ocupar os espaços democráticos para avançarmos nas nossas conquistas”, destaca a diretora regional, Ilmarli Francisca, do município de Alta Floresta.

Sintep-MT/Subsede Sinop
Conselho Diretivo Nortão III , municípios de Sinop, Cláudia, Santa Carmem, Vera, Nova Ubiratan, Ipiranga do Norte, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Feliz Natal, União do Sul

Ao todo 60% das regionais já realizaram os Conselhos Diretivos em 2022, nessa gestão. O órgão, de natureza colegiada e deliberativa do Sindicato, é constituído por representantes das subsedes dos respectivo polos. O objetivo é que os conselhos sejam um momento na agenda do Sindicato para organização, funcionamento, expansão das políticas sindicais. Além de ser uma forma de atender às demandas das subsedes e encaminhamento das deliberações das instâncias do Sindicato.

As regionais do Sintep-MT são divididas em Sul I, e II; Lestes I, II e III , Médio Norte e Noroeste I e II; Oeste I,  II e III, Nortão I, II, III e IV.  Cada uma reúne um grupo de subsedes, abarcando os 141 municípios do estado de Mato Grosso