Conselho Diretivo da regional Sul I realiza formação com novos dirigentes das subsedes

Publicado: 10/11/2022 10:38 | Última modificação: 10/11/2022 10:38

Escrito por: Sintep/Regional Sul I

Regional Sul I
Participantes do Conselho Diretivo concluem debate de dois dias

A regional do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Sul I, Serra da Petrovina, realizou no primeiro final de semana de novembro (05 e 06/11), em Rondonópolis (210 km sul, da capital), o Conselho Diretivo da entidade.  O encontro, debateu os informes e os encaminhamentos com vistas ao próximo conselho de representantes da categoria, bem como aprovou a prestação de contas da regional de acordo com o estatuto da entidade.

Parte da programação do Conselho se dedicou à formação de novos dirigentes das Subsedes. Foi desenvolvida em três momentos, uma de análise de conjuntura, outro momento que tratou da História da organização dos trabalhadores e das lutas da classe trabalhadora e outro momento que debateu a gestão e a organização sindical das Subsedes.

Conjuntura

A análise de conjuntura destacou os elementos da política federal e estadual que implicam no processo de organização orgânica, dos trabalhadores da educação como classe trabalhadora. O professor Henrique Lopes apresentou os desafios para os educadores, diante das demandas das redes estadual e redes municipais, frente à reeleição do governador Mauro Mendes e ainda diante da composição do congresso nacional após as eleições e o retorno do Governo Lula.

A mesa de conjuntura trouxe ainda como destaque, na fala da secretária de Assuntos Jurídicos do Sintep-MT, Maria Celma Oliveira, que debateu com os presentes elementos da Reforma Administrativa, que volta ao debate nacional, via Congresso Nacional. A PEC 32 (Proposta de Emenda Constitucional), implica no desmonte dos direitos dos servidores e na precariedade dos serviços públicos para a sociedade.

Para o secretário adjunto de Formação Sindical do Sintep-MT, César Guedes, o maior desafio da formação é despertar nos dirigentes sindicais a importância do conhecimento histórico e da militância sindical. “Essa apropriação é fundamental para atuar com mais convicção”, acredita Guedes.

Na perspectiva de conhecimento histórico, a formação trabalha com fascículos específicos sobre temas pertinentes e resgata parte da luta sindical no país. Paralelamente, os dirigentes apresentam os caminhos realizados no estado, ao longo dos 65 anos de existência do Sintep-MT. “O importante é termos claro que nossas conquistas não são dádivas dos governos, mas sim fruto de enfrentamento nas ruas, nas casas legislativas e com o executivo, quer seja federal, estadual ou municipal”, afirma o diretor regional da Sul I, Bartolomeu Basili Belmonte

Organicidade

Segundo Basili o sindicato é filiado a uma Confederação Nacional, a qual trabalha as defesas da categoria, como política de Estado, bem como, é ligado a uma Central Sindical, que no caso é a CUT, que faz as defesas da classe trabalhadora, como um todo. “É preciso essa compreensão para entender os chamados feitos pelo Sintep-MT às pautas nacionais”, esclarece o dirigente.

Encerrando o segundo dia de Conselho, o secretário de Funcionários do Sintep-MT, Klebis Marciano, informou aos dirigentes sobre a oferta do curso Profuncionário (formação específica para funcionários de escola). Na fase atual, o curso ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso, em 2023, atenderá apenas a rede estadual. segundo Klebis, é fundamental a organização das Subsedes para cobrar a oferta também aos trabalhadores das redes municipais.

Na conclusão dos trabalhos, o secretário de Formação do Sintep-MT, João Eudes da Anunciação, refletiu sobre o processo de administração e gestão dos Sindicatos e sua importância no dia a dia para as lutas sindicais. Eudes destacou ainda, sobre a relevância das assembleias, como espaço orgânico de deliberação. Como organizar e estruturar as agendas dos dirigentes e do Sindicato, bem como os conceitos de gestão, estrutura e organização sindical, na perspectiva de uma estrutura orgânica classista, livre e autônoma, como preconiza os princípios da Central Única dos Trabalhadores/as.

Participaram da formação os dirigentes das Subsedes de Alto Araguaia, Alto Garças, Pedra Preta e Rondonópolis. O encontro, segundo as avaliações, foi ótimo, relevante e atendeu as expectativas dos participantes do Conselho Diretivo com Formação Sindical.