Conselho diretivo da regional Nortão I debate os desafios para 2025
O encontro trouxe como um dos temas centrais a história do Movimento Sindical no Brasil e do Sintep-MT
Publicado: 06/05/2025 17:25 | Última modificação: 06/05/2025 17:25
Escrito por: Lina Obaid

A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) em Nova Olímpia sediou o Conselho de Dirigentes da Regional Nortão I, neste final de semana. O evento contou com a presença do Diretor Regional, Antônio Márcio Pinheiro Ramos, do secretário adjunto de Formação Sindical do Sintep-MT, César Guedes, além dos dirigentes de outras seis subsedes que fazem parte da regional.
A princípio, César Guedes trouxe à tona o debate sobre História do Movimento Sindical no Brasil e em Mato Grosso. E por outro lado, a organização das eleições gerais do Sintep-MT - que darão posse aos novos dirigentes, para o triênio de 2025-2028, na política educacional debateu-se a ampliação de escolas militarizadas em Mato Grosso, na rede estadual, como uma forma de desvio de recursos públicos e a “domesticação”, da educação para a obediência de estudantes, numa sociedade que busca a democratização e emancipação da população.
O Diretor Regional do polo Nortão I, Antônio Márcio Pinheiro Ramos, explica que “o Conselho foi de fundamental importância, porque é uma oportunidade de discutir temas em comum à categoria, bem como forma de fortalecer a luta sindical, e estreitar os laços e germinar conhecimento junto das subsedes”.
Além de Nova Olímpia, estiveram presentes os dirigentes das subsedes dos municípios de Campo Novo do Parecis, Tangara da Serra, Barra do Bugres, Arenápolis e Denise.