Conselho Diretivo da regional do Sintep-MT coloca em pauta os desafios dos Educadores

Temas debatidos com delegados dos nove municípios da regional levam a proposta de agenda de lutas dos educadores das redes municipais e rede estadual

Publicado: 03/04/2023 18:34 | Última modificação: 03/04/2023 18:34

Regional Baixada Cuiabana
Diretor Regional da Oeste I. Ricardo Assis, durante os trabalhos do Conselho Diretivo

Sábado (01/04) foi de muito trabalho para os 50 representantes delegados que integram os municípios da Regional Oeste I, Baixada Cuiabana. Na data foi realizado o debate do Conselho Diretivo regional, na chácara do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), no Coxipó do Ouro, em Cuiabá.  A atividade fez avaliação dos desafios para os profissionais da educação das redes municipal e estadual, que definiram plano de luta e calendário de mobilizações.

A abertura contou com a acolhida no novo espaço de lazer do Sintep-MT, com muita música na voz da professora aposentada Maria Rosa, de Poconé. Em seguida foi feita a análise de conjuntura pelo dirigente do Sintep-MT e do município da Várzea Grande, Gilmar Soares. O palestrante traçou a partir do cenário internacional, com destaque para a guerra entre Rússia e Ucrânia, os reflexos políticos e econômicos no mundo e no Brasil, que já sofre com os resquícios de quatro anos da ultra direita no poder.

Diirgente do SIntep-MT, Gilmar Soares fez a análise de conjuntura apresentada no Conselho Diretivo

Soares percorreu todo esse caminho para esclarecer os fatos que hoje sustentam a política educacional do governo Mauro Mendes, com medidas de desvalorização dos profissionais, privatização dos serviços, ampliação da jornada de trabalho, sistema de pontos (webponto), com alterações inclusive na legislação da carreira, de maneira impositiva e sem debate, provocando o adoecimento da categoria.

A fala de dirigentes sustentou o debate sobre redes municipais, que atualmente estão com o desafio de assegurar que as prefeituras cumpram a legislação nacional do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). Ainda nas intervenções, o secretário de Finanças do Sintep-MT, Orlando Francisco, esclareceu os desafios dos trabalhadores da educação diante da política previdenciária, tanto estadual, com os encaminhamentos para a privatização do MTPrev, como também para o sistema previdenciário nas redes municipais, quer pelo regime próprio ou pelo INSS.

Reunião teve 100% de representação dos municípios do polo

O diretor regional da Oeste I, Baixada Cuiabana, Ricardo Assis, comemorou a presença de 100% dos municípios que integram a regional (Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande). “Estamos vivendo um momento de ataques aos nossos direitos e precarização do trabalho. Precisamos de que todos estejam conscientes desse fato para fazermos a resistência”, destacou. Apresentou ainda, a agenda de lutas nacional, como o dia 19 de abril, pela revogação do Novo Ensino Médio; e, 26 de abril a mobilização pelos cumprimento do Piso Salarial, em 2023.

Regional Baixada Cuiabana
Participantes votam as pautas deliberadas

Veja mais fotos no facebook do Sintep-MT