Conselho de Representantes do Sintep-MT traz o professor Wanderlei Pignatti para a abertura


O modelo econômico de Mato Grosso gera impactos na educação e saúde da população

Publicado: 06/08/2024 16:09 | Última modificação: 06/08/2024 16:09

Escrito por: Roseli Riechelmann

Reprodução

Nos próximos 10 e 11 de agosto o Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso) realiza nova edição do Conselho de Representantes de 2024. Para a análise de conjuntura foi convidado o professor doutor em saúde coletiva, Wanderlei Pignatti. Médico e pesquisador dos impactos do agronegócio na saúde e ambiente. O palestrante tratará sobre o modelo de desenvolvimento econômico de Mato Grosso e os desafios também para a educação pública.

Wanderlei Pignatti é professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e possui inúmeras pesquisas sobre os efeitos do uso de agrotóxicos nas lavouras de soja, milho e algodão, principais produtos do agronegócio em Mato Grosso. São 40 anos de trabalho que resultaram diferentes publicações como livros e artigos, referência de saúde coletiva e agronegócios.

Segundo o presidente do Sintep-MT, professor Valdeir Pereira, a análise do professor Pignatti sobre o modelo de produção estadual tem uma relação direta com a manifestação do Sindicato que tem como tema “Mato Grosso Cresce e os/as educadores/as empobrecem”.  “O modelo de produção focado apenas no agronegócio registra prejuízos não apenas na educação como na saúde e meio ambiente. É preciso que a sociedade tenha compreensão dos impactos que estamos falando e se aproprie de formas de enfrentamento de modelos que prejudicam a cada um e a todos, ao mesmo tempo”, ressalta.

O Conselho de Representantes do Sintep-MT é uma instância sindical com a missão de articular e organizar a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras da educação pública da rede estadual e das redes municipais. Durante as atividades os participantes trazem dos municípios os anseios e desafios apresentados pelos educadores da rede pública – municipal e estadual - para serem debatidos de forma coletiva.

As atividades ocorrem na sede do Sintep-MT em Cuiabá, no bairro Bandeirantes a partir das 8h30 de sábado (10) e termina domingo (11) às 12 h. Os encaminhamentos da pauta estadual integram os debates da Assembleia Geral da categoria, no dia 12 (segunda-feira), às 8h30, na Praça do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), no Centro Político Administrativo da capital.