Conselho de Representantes do Sintep-MT define agenda de mobilizações

A retomada da luta nas ruas, em todo o estado, é um passo importante na busca por reconhecimento e valorização profissional.

Publicado: 21/05/2023 15:41 | Última modificação: 21/05/2023 15:41

Sintep-MT/ Francisco Alves

O Conselho de Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) encerrou domingo (21/05), o segundo dia de trabalho sindical, apontando para uma agenda efetiva de luta contra o processo de arrocho e desvalorização salarial que incide sobre os profissionais da educação da rede estadual, redes municipais, ativos e aposentados.

Durante a conclusão dos dois dias de debates, às cinco macro regionais, com presença de 80 municípios, deliberaram por mobilização estadual pela revogação do Novo Ensino Médio, ações efetivas contra as ameaças trazidas pelo confisco das aposentadorias; por Concurso Público; em defesa do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), desrespeitados ainda por muitas prefeituras; e, efetivação de uma política de valorização salarial na rede estadual, para os próximos quatro anos.

Sintep-MT/Francisco Alves
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, reafirma que a valorização salarial é  possível, praticável e legal

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, ressaltou que a retomada da luta sindical nas ruas, em todo o estado, é um passo importante na busca por reconhecimento e valorização profissional. Conforme os relatos dos grupos, a situação dos profissionais está insustentável nas escolas públicas, em especial quanto a desvalorização salarial e desrespeito à carreira. Na rede estadual, também foi destaque a pressão e sobrecarga de trabalho.

“Teremos que cobrar da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, para além da política de valorização salarial, a qual constatamos ser possível, praticável e legal, a criação de um programa de saúde do trabalhador, pois a categoria está adoecendo nas unidades”, citou Valdeir.

Quanto à revogação do novo Ensino Médio (Lei 13.315/2017), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação (CNTE) lançou um orientativo para os profissionais, estudantes, familiares e a população em geral. O documento apresenta uma análise aprofundada sobre os aspectos contraditórios do questionário do MEC e propõe mudanças. Na luta estadual, o Sintep-MT convidou a todos para participar e acompanhar a audiência pública chamada pelos deputados Valdir Barranco e Lúdio Cabral, amanhã (22/05), a partir das 14h, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Sintep-MT/Francisco Alves
Representantes de 80 municípios estiveram presente no 2º Conselho Estadual do Sintep-MT

Das lutas das redes municipais foi definido o estudo orçamentário como meio para constatar a viabilidade financeira das prefeituras. O Sindicato tem realizado com as regionais oficinas para trabalhar com as subsedes o estudo orçamentário do município. Conforme agenda sindical, haverá ainda no primeiro semestre uma intensificação da programação, conduzida pela secretaria de redes municipais.

CUT

Durante o Conselho de Representantes do Sintep-MT foram eleitos também os delegados que participarão do Congresso Estadual da CUT (Cecut) e do Congresso Nacional (Concut), em 2023. Ao todo serão 59 representantes do Sintep-MT participando dos debates estadual e outros 15 para o nacional.

>> Confira as fotos do Conselho de Representantes do Sintep-MT -21/05/2023