Conheça programação para o VII Encontro Estadual de Funcionárias/os da Educação do Sintep-MT

O VII Encontro Estadual de Educação de Funcionárias/os do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) está se aproximando, e promete ser um espaço fundamental para discutir as perspectivas e desafios enfrentados pelas trabalhadoras e trabalhadores de escola diante das transformações no mundo do trabalho e das reformas em curso.

Publicado: 27/03/2024 17:05 | Última modificação: 27/03/2024 17:05

Escrito por: Redação/Sintep-MT

Sintep-MT

O evento, que ocorrerá de 05 a 07 de abril de 2024, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá-MT, reunirá aproximadamente 350 profissionais da educação de diversas áreas, incluindo técnico-administrativos educacionais (TAE) e apoio administrativo educacional (AEE), além destes profissionais contaremos com os técnicos de desenvolvimento infantil e também com os auxiliares de desenvolvimento educacional.

Com o tema "Perspectivas e Desafios das/os Trabalhadoras/es de Escola Frente às Mudanças no Mundo do Trabalho e às Reformas", o encontro oferecerá diversas oportunidades para debater questões cruciais e construir propostas que visem à valorização desses profissionais tão essenciais para a educação.

Abaixo, apresentamos a programação completa do evento:

Dia 05.04.2024 (Sexta-feira)
Período vespertino

14h - Credenciamento
Período Noturno
18h - Composição da Mesa de Autoridades

Leliane Cristina Borges – (Vice-Presidenta do Sintep-MT)
Maria Luiza Bartmeyer Zanirato - (Primeira secretária do Sintep-MT)
Klebis Marciano Rocha dos Santos - (Sec. de Funcionárias/os da Educação do Sintep-MT)
18h10 - Apresentação - Grupo Cultural Flor Ribeirinha

18h40 – MESA 1 – Construção da Escola Pública, Gestão Democrática e Funcionárias/os de Escola

Palestrante: João Antônio Cabral de Monlevade - (Professor Dr.  da Rede Estadual de Educação Aposentado)
Coordenação:
Eurides Souza Ramos (Dir. Regional Oeste III/Sintep-MT)
Carlito Pereira da Rocha (Dir. Regional Noroeste/Sintep-MT)
20h – Jantar

Dia 06.04.2024 (Sábado)
Período Matutino
08h - Acolhimento Apresentação Cultural (E.E. José Leite com violões)
09h– MESA 2 – Piso, Carreira, Jornada, Formação Inicial e Continuada na Perspectiva da Valorização
Palestrantes:
José Valdivino Moraes - (Diretor Executivo da CNTE)
Rosa Neide Sandes de Almeida – (Professora e Ex deputada federal)
Bruno Boaventura - (Assessor Jurídico Sindical)
Coordenação:
Lucineia Goveia dos Anjos - (Sec.de Pol. Sociais/Sintep-MT)
Ricardo de Assis – (Diretor Regional Polo Sindical Oeste I - Baixada Cuiabana)
10h – Debate
12h – Almoço
Período Vespertino
13h45 - Rapper: Karla Vechia
14h – PAINEL 1: Condições de Trabalho, Saúde, Adoecimentos, Assédios, Insalubridade e Periculosidade
Palestrantes:
Maria Luiza Bartmeyer Zanirato - (Primeira secretária do Sintep-MT)
Helvécio Pereira Lopes - (Professor Dr. da Rede Estadual de Educação)
Maria Celma de Oliveira – (Sec. de Assuntos Jurídicos e Legislativos do Sintep-MT)
Coordenação:
Djalma Francisco de Souza - (Sec. Adjunto de Administração Sindical do Sintep-MT)
Doralice Vieira de Castro - (Dir. Regional Sul II/Sintep-MT)
15h30 - Painel 2 - Desafios e Lutas pela Valorização e Unificação Sindical nas redes Estadual e Municipais
Palestrante:
Henrique Lopes (Pres. da CUT-MT e Sec. de Redes Municipais do Sintep-MT)
Coordenação:
Isac Pintor- (Diretor Regional Nortão IV/Sintep-MT)
Ester Assalin (Sec. Adj. de Comunicação do Sintep-MT)
16h - Grupo de Trabalho: Desafios e Lutas pela Valorização e Unificação Sindical - Propostas para as redes Estadual e Municipais
Coordenação:
Maria Aparecida Arruda Cortez - (Sec. Adj. de Funcionárias/os da Educação do Sintep-MT)
18h00 – happy hour: Sasmenina Roda de Samba
20h00 – Jantar

Dia 07-04-2024 (Domingo)
Período Matutino
08h - Abertura Apresentação Casarão das Artes
08h30 – MESA 3 - Impactos das Reformas na Manutenção da Carreira, Piso Salarial, Jornada de Trabalho, Valorização Profissional e na Aposentadoria Palestrante: Carlos Augusto Abicalil - (Professor, Mestre em gestão de políticas públicas - PPGE UnB, bacharel em Direito e atualmente Assessor Parlamentar)
Coordenação:
Gilmar Soares Ferreira (Sec. Adj. de Ass. Educacionais do Sintep-MT)
09h 30 – Debate
10h30 – Plenária Final
Leliane Cristina Borges – (Vice-Presidenta do Sintep-MT)
12h30 – Almoço e Encerramento

O VII Encontro Estadual de Educação de Funcionárias/os do Sintep-MT promete ser um espaço enriquecedor de reflexão, troca de experiências e construção coletiva de alternativas para enfrentar os desafios presentes e futuros da carreira das/os profissionais da escola.

A participação de todas e todos é fundamental para fortalecer nossa luta por uma educação pública de qualidade e pela valorização de quem nela trabalha, concluiu o secretário de funcionários/as do Sintep-MT, Klebis Marciano.

Sintep-MT