Conferência Estadual Popular de Educação é lançada em Mato Grosso

Com o objetivo de mobilizar os municípios a somarem forças na luta por uma Educação pública de qualidade, laica e inclusiva, foi lançada na última sexta-feira (18 de junho) a abertura oficial da Conepe 2021 (Conferência Estadual Popular de Educação). O lançamento ocorreu de forma virtual e contou com a participação de diversas lideranças políticas e sociais.

Publicado: 26/06/2021 20:41 | Última modificação: 26/06/2021 20:41

Escrito por: Andressa Boa Sorte

Sintep-MT

A organização do Fórum Estadual que coordena a Conepe 2022, em Mato Grosso, está sendo feita pela dirigente sindical Guelda Andrade, que trouxe na palestra magna, o Professor Doutor Luiz Dourado, que faz parte da Coordenação Executiva do FNPE. Ele abordou a importância da luta pelas políticas sociais e contra o retrocesso das políticas públicas voltadas à educação. “Nós seguimos na contramão do governo que, ignora, negligencia e secundariza os planos decenais de educação. Há, a necessidade de políticas intersetoriais para se garantir o direito à educação. É preciso, nessa perspectiva, avançar na construção e materialização dos planos construídos coletivamente. Não é aceitável que permitamos o monopólio da oferta de plataformas que visam privatizar o ensino público em plena crise sanitária. O documento que iremos debater no Fórum Estadual apresenta todas essas questões que envolvem educação pública, justiça social e inclusão”, disse.

Durante os meses de junho a outubro - as 14 entidades que compõem o Fórum Estadual Popular de Educação mobilizam segmentos e entidades nos municípios de Mato Grosso afim de realizar as etapas livres, municipais, intermunicipais e regionais, para avançarmos para a etapa estadual que será realizada em 28 de outubro de 2021.

A coordenadora do Fórum Estadual, Guelda Andrade, destaca importância de um debate amplo e com participação massiva de entidades e representantes da sociedade que também compartilham o ideal de uma educação pública que seja, de fato, democrática, com valorização profissional e inclusiva. “É necessário fazermos a resistência e cito aqui um pensamento de Paulo Freire que diz, ‘o mundo não é, o mundo está sendo’. Não somos objetos da história, mas, sujeitos dela, constatamos cenários não para nos adaptar, mas para mudá-los. Fazemos parte do processo e por isso precisamos nos organizar enquanto classe trabalhadora. Por isso, eu conclamo a todos que estão, assim como eu, indignados com tudo que temos vivido nesse país desde o golpe de 2016, que somem forças conosco na Conape 2021. Vamos dialogar, debater ideias e buscar soluções para estarmos juntos na etapa nacional e contribuir com o plano nacional que vamos elaborar como proposta e retomar o Estado democrático de direito desse país”, convocou a sindicalista.

Entidades que integram o Fórum Estadual Popular de Educação em MT

Sintep/MT, CUT-MT (Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso), MIEib (Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil), IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso), UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas), MST (Movimento dos Sem Terra), ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação), Unemat (Universidade Estadual de Mato Grosso), UNE (União Nacional dos Estudantes), Adunemat (Associação dos Docentes da Unemat), ANPAE/MT (Associação Nacional de Política e Administração da Educação de Mato Grosso), Observatório da Educação Básica de Mato Grosso, CMPIR (Conselho Municipal Promoção da Igualdade Racial), Livre Mente, UFR (Universidade Federal de Rondonóplis, ICHS/UFR (Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Rondonópolis), e FMTEI (Fórum Mato-Grossense de Educação Infantil).

Sobre a Conape 2022

A etapa nacional deverá ocorrer entre os dias 10 e 12 de junho de 2022, em Natal, Rio Grande do Norte, com o tema “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”. O Lema da CONAPE 2022 será “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

O Objetivo geral da CONAPE 2022 é mobilizar todos os setores e segmentos da educação nacional dedicados à defesa do Estado democrático de direito, da Constituição Federal de 1988, do Plano Nacional de Educação e de um projeto de Estado que garanta educação pública, com a mais ampla abrangência, de gestão pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para todas e todos, para consolidar uma plataforma comum de lutas pela educação no país.

Fonte: Assessoria/Sintep-MT