Conferência estadual de educação popular será lançada nesta sexta-feira, 18

As entidades que compõem o Fórum mobilizam os respectivos segmentos nos municípios para realização de conferências livres, municipais e regionais, para a sistematização estadual, rumo à Conape 2022

Publicado: 26/06/2021 19:50 | Última modificação: 26/06/2021 19:50

Sintep-MT

Nesta sexta-feira (18.06) , à partir das 18h30, o  Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) participa da cerimônia virtual de lançamento da etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) 2022. A atividade organizada pelo Fórum Estadual Popular de Educação (FEPE) oficializa o início dos trabalhos, debates e construção para Conferência Estadual Popular de Educação (Conepe) que ocorrerá em Mato Grosso, em 28 de outubro de 2021.

Durante os próximos meses – junho a outubro - asentidades que compõem o Fórum mobilizam os respectivos segmentos nos municípios para realização de conferências livres, municipais e regionais, para a sistematização estadual, rumo à Conape 2022.

A cerimônia conduzida pelo FEPE tem na coordenação a dirigente estadual do Sintep/MT, Guellda Andrade, e representantes das entidades parceiras estaduais. Palestrante convidado está o professor doutor Luiz Dourado (Comissão de Sistematização e Metodologia/FNPE). O evento terá a participação de representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e Internacional da Educação para América Latina (IEAL). A transmissão do evento será feita pelas redes sociais do Sintep/MT e parceiros.

O tema da CONAPE 2022 é: “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”. O lema é: “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.  A Conape está marcada para o mês de julho de 2022, após todos os estados e distrito federal terem realizados os debates.

OBJETIVO GERAL da CONAPE 2022

Mobilizar todos os setores e segmentos da educação nacional dedicados à defesa do Estado democrático de direito, da CF de 1988, do PNE e de um projeto de Estado que garanta educação pública, com a mais ampla abrangência, de gestão pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para todas e todos, para consolidar uma plataforma comum de lutas pela educação no país.

Entidades que integram o Fórum Estadual Popular de Educação em MT

Sintep/MT, CUT-MT (Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso), MIEib (Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil), IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso), UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas), MST (Movimento dos Sem Terra), ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação), Unemat (Universidade Estadual de Mato Grosso), UNE (União Nacional dos Estudantes), Adunemat (Associação dos Docentes da Unemat), ANPAE/MT (Associação Nacional de Política e Administração da Educação de Mato Grosso), Observatório da Educação Básica de Mato Grosso, CMPIR (Conselho Municipal Promoção da Igualdade Racial), Livre Mente, UFR (Universidade Federal de Rondonóplis, ICHS/UFR (Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Rondonópolis), e FMTEI.

Fonte: Assessoria/Sintep-MT